Problemas em ponte motivam reunião em Coronel Murta
Audiência será nesta sexta (26). Tráfego de caminhões pesados causa preocupação na cidade do Vale do Jequitinhonha.
Para debater os impactos do tráfego de caminhões pesados sobre a ponte do Rio Jequitinhonha que fica na entrada de Coronel Murta, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne no município na sexta-feira (26/6/15). A audiência pública, solicitada pelo deputado Gustavo Valadares (PSDB), será no Centro de Feiras Multiuso Carlos Mandu (Avenida Celso Murta, s/nº, Centro), a partir das 10 horas.
De acordo com informações do gabinete do deputado Gustavo Valadares, a ponte ficou três meses totalmente interditada depois que a passagem de duas carretas bi-trem carregadas com granito causou o esmagamento parcial do topo do pilar que serve de sustentação a uma das vigas. A interdição da ponte teria prejudicado todo o Vale do Jequitinhonha. "O objetivo da audiência é promover uma discussão propositiva para buscar soluções para o problema", explica o parlamentar.
O transporte de granito é realizado diariamente em grandes carretas, que passam em comboio pelas pontes sobre os Rios Jequitinhonha e Araçuaí. Essas pontes, construídas há mais de 50 anos, não têm estrutura para suportar o peso desses caminhões, segundo denúncias encaminhadas ao gabinete do deputado Gustavo Valadares.
Convidados – Foram convidados para a reunião o prefeito de Coronel Murta, Francisco Eletâncio Freire Murta; o presidente da Câmara Municipal, José Ailton Freire Jardim; o comandante da 15ª Região da Polícia Militar, coronel Aroldo Pinheiro de Araújo; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Célio Dantas de Brito; a superintendente regional de Regularização Ambiental, Eliana Piedade Alves Machado; o presidente da Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha, Armando Jardim Paixão; o diretor de Relações Institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG), Josias Gomes Ribeiro Filho; e o coordenador da Mineração Corcovado de Minas, Hermano Marques dos Santos.