Cemig dá orientações sobre economia de energia no inverno
Com hábitos simples, as contas de energia não irão pesar no bolso do consumidor
Nos dias mais frios, característicos do inverno, o uso do chuveiro e aquecedores é sempre maior devido às baixas temperaturas, mas com hábitos simples, as contas de energia não irão pesar no bolso. A economia começa com a mudança de hábitos. Segundo o Líder de Negócios da Cemig Claudemiro Dantas Cunha, adotar atitudes simples no dia-a-dia podem auxiliar na redução do consumo.
Segundo Claudemiro, é sempre bom verificar o estado da borracha de vedação de refrigeradores e ajustar o termostato desses equipamentos considerando que a temperatura do ambiente está mais baixa. Se as portas não estiverem fechando corretamente, a geladeira ou o freezer irão gastar mais energia para resfriar os alimentos.
Reduzir o tempo embaixo do chuveiro também é recomendado, pois nos dias mais frios é comum a utilização do chuveiro na posição inverno, que permite banho mais quente, mas pode aumentar o consumo de energia. "O ideal é manter o chuveiro na posição verão. Apenas com esta mudança, a redução do consumo de energia pode chegar a 30%", afirma Claudemiro.
Confira algumas dicas para economizar energia:
Reduzir termostatos. Seja no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, geladeira ou freezer, reduza 1 grau no termostato e economize até 5% da sua conta. Desligue quando não estiver em uso. Equipamentos elétricos e eletrônicos produzidos no Brasil antes de 2001 tendem a consumir bastante energia mesmo quando em stand-by, mas mesmo os aparelhos mais modernos tendem a consumir alguma energia durante todo o tempo em que estão na tomada - levando a até 30% de desperdício. Conectar carregadores, sintonizadores de TV a cabo, a TV e o DVD, e mesmo o seu computador em uma régua ou estabilizador que disponha de chave liga/desliga pode ser uma forma prática de interromper este circuito sem tirar fisicamente da tomada.
Iluminação
- Evite acender lâmpadas durante o dia e aproveite ao máximo a iluminação natural.
- Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas, pois elas duram mais e gastam menos energia.
- Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial
Geladeira
- Evite abrir a geladeira frequentemente. Retire de uma só vez os alimentos de que precisa.
- Não guarde alimentos ainda quentes.
- Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha, se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira.
- Não utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.
Tomadas e fios
- Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins.
- Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.
Celulares e Câmeras.
Nunca deixe seu aparelho "dormir" carregando. Ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.
Computadores
- Utilize os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não estiver sendo utilizado por muito tempo. Acesse este recurso clicando em: Meu Computador/ Painel de Controle/ Vídeo.
- Quando não estiver usando, mantenha o monitor desligado e o estabilizador desconectado da tomada. Dê preferência aos notebooks que consomem menos energia.
- Um computador ligado durante uma hora/dia consome em média 5,0 kWh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta hora será de 60 kWh.
- Não deixe os acessórios do computador (impressora, estabilizador, etc.) ligados sem necessidade.