Para debater os impactos do tráfego de caminhões pesados sobre a ponte do Rio Jequitinhonha que fica na entrada de Coronel Murta, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne no município na sexta-feira (26/6/15). A audiência pública, solicitada pelo deputado Gustavo Valadares (PSDB), será no Centro de Feiras Multiuso Carlos Mandu (Avenida Celso Murta, s/nº, Centro), a partir das 10 horas.

De acordo com informações do gabinete do deputado Gustavo Valadares, a ponte ficou três meses totalmente interditada depois que a passagem de duas carretas bi-trem carregadas com granito causou o esmagamento parcial do topo do pilar que serve de sustentação a uma das vigas. A interdição da ponte teria prejudicado todo o Vale do Jequitinhonha. "O objetivo da audiência é promover uma discussão propositiva para buscar soluções para o problema", explica o parlamentar.

O transporte de granito é realizado diariamente em grandes carretas, que passam em comboio pelas pontes sobre os Rios Jequitinhonha e Araçuaí. Essas pontes, construídas há mais de 50 anos, não têm estrutura para suportar o peso desses caminhões, segundo denúncias encaminhadas ao gabinete do deputado Gustavo Valadares.

Convidados – Foram convidados para a reunião o prefeito de Coronel Murta, Francisco Eletâncio Freire Murta; o presidente da Câmara Municipal, José Ailton Freire Jardim; o comandante da 15ª Região da Polícia Militar, coronel Aroldo Pinheiro de Araújo; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Célio Dantas de Brito; a superintendente regional de Regularização Ambiental, Eliana Piedade Alves Machado; o presidente da Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha, Armando Jardim Paixão; o diretor de Relações Institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG), Josias Gomes Ribeiro Filho; e o coordenador da Mineração Corcovado de Minas, Hermano Marques dos Santos.