A Prefeitura de Almenara lançou nesta terça-feira, 16 de junho o sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), em solenidade realizada no plenário da Câmara de Vereadores que contou com a presença de vereadores, contadores, prestadores de serviços e empresários da cidade.

Durante o evento, a Prefeita Fabiany Ferraz frisou que a implantação do serviço é um grande avanço, que beneficiará tanto as empresas quanto município. O sistema de NFS-e facilitará a vida de contadores e empresas prestadoras de serviços, por suas inúmeras facilidades. Além disso, com a melhora na arrecadação e aumento da receita, poderemos investir mais em diferentes áreas da nossa cidade, disse a Prefeita.

O sistema de NFS-e foi desenvolvido pela empresa AM APPS, que tem em sua direção o programador Apolinário Moreira Nascimento Neto e participação efetiva da equipe técnica da Prefeitura de Almenara, sob o comando do contador Cristiano Pereira dos Santos e o decisivo apoio da Câmara de Vereadores do município.

O contador, Cristiano Pereira dos Santos, explicou que o sistema foi desenvolvido com todas as funcionalidades oferecidas pelas tecnologias, com bancos de dados, linguagem de programação adequada a qualquer navegador para internet e o prazo para adesão da nota fiscal eletrônica será construído por meio do diálogo entre a Prefeitura, contadores e empresas. Já o Secretário de Fazenda, José Gobira, enfatizou a preocupação da administração municipal em implantar um programa de alta qualidade, que seja de fácil acesso com os programadores, por isso a opção de um sistema doméstico voltado para a realidade local.

O Secretário de Administração e Recursos Humanos, Raimundo Nonato Vieira, expôs na oportunidade as vantagens de utilização da NFS-e pelos prestadores de serviços e contadores, em destaque a redução dos custos de impressão, simplificação de obrigações acessórias, emissão do documento por meio da internet, geração automática da guia de recolhimento e permite o envio por e-mail, dentre outros.

Também estiveram presentes à solenidade a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Nice Amorim, a Secretária de Educação, Udilma Souza Alves, o Controlador Interno, Akila Porto, o Procurador Jurídico, Dr. Robson Lisboa, o Agente de Coordenação e Planejamento, José Mauro Lacerda, o Chefe do Departamento de Cadastro e Tributação, Celso Donizete, o presidente da ACE/CDL, José Oliveira, o Agente da CEMIG, Neilton Antunes Bahia, os Vereadores: Vanda Miranda, Poquinha, Igor Sabá, Claúdio da Farmácia e o vice-presidente Israel Silva Araújo e o contador e professor de finanças públicas do curso de Gestão Pública da Faculdade ALFA, Átila Caires.       

Contadores aprovam a NFS-e

O representante da delegacia do Conselho Regional de Contabilidade, contador Aelson da Silva Prates, disse que a iniciativa é muito positiva para o Município, e que o diálogo entre a Prefeitura e os contadores é fundamental. Pela experiência que tenho, vejo que a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica tem alguns diferenciais, que possibilitará mais controle e agilidade dos serviços contábeis. Esta preocupação em chamar os escritórios de contabilidade também é um ótimo começo. Cerca de 90% do fluxo de notas fiscais passa pelos escritórios contábeis, e acabamos sanando as dúvidas das empresas com relação à emissão da NFS-e”, comentou Prates.