Era uma vez....professores  da rede municipal  de Coronel Murta, que encorporam personagens de contos de fadas, entre outras técnicas criativas,  estão  motivando mais ainda os alunos das series iniciais do ensino fundamental para a leitura.

Na última terça-feira (16) personagens clássicos da literatura infantil como Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, Aladim, entre outros, saíram das páginas dos livros e se misturaram com os alunos da Escola Curumim para apresentação teatral. A criançada foi ao delírio, principalmente com a roupagem  característica de cada personagem.

A idéia de recontar historias  através de estratégias diversas de apresentação,  estão  provocando  prazer e entusiasmo nas crianças. “Os alunos possam a interagir entre si, buscando cada vez mais despertar o prazer pela leitura,  pois ela é fundamental no ensino-aprendizagem e também  amplia horizontes”, observa a professora Luciana Caires, participante do projeto.

 A deficiência na leitura é um problema que atinge muitas crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, fazendo com que algumas delas não consigam  ter acesso à escrita.

Preocupados com a situação, técnicos da secretaria municipal de Educação criaram o projeto “ Embarque na aventura do fantástico mundo da leitura”, que teve início em abril e segue até o final do ano quando todos os alunos  do ensino fundamental das escolas municipais apresentam seus trabalhos. A rede pública municipal tem cerca de 1.600 alunos.

“O aluno leitor é autônomo e crítico. Isso tudo é muito importante para o incentivo do trabalho cotidiano de leitura em nossa escola”, afirma Naide Freire Murta, diretora da Escola Curumim, que possui em torno de 600 alunos. Ela disse que o próximo passo é a criação do jornalzinho da escola e do grêmio literário nas turmas de 4º e 9º anos.

Além do teatro, estão sendo desenvolvidas outras atividades como rodas de leitura, sarau literário, piquenique literário, chá de leitura, recitação de poemas e contos, mala de leitura e bolsa de histórias.
“É muito importante também,  que pais e professores assumam o papel de incentivadores da leitura de seus alunos e filhos, pois o desenvolvimento do ato leitor ocorre principalmente quando a criança interage com leitores maduros, que lêem para ela e com ela, permitindo-lhe familiarizar-se e envolver-se com o que lê”, diz Uilma Caires, secretária municipal de Educação e entusiasta do projeto.