A audiência em Coronel Murta vai reunir deputados, prefeitos e vereadores dos municípios da microrregião, juízes e promotores ,  além de líderes comunitários e a população interessada no assunto.

Também  estão convidados para participar do encontro, o diretor geral do DER-Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, proprietários das empresas de granito e Comandante da Polícia Rodoviária na região.

O presidente da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa, deputado Deiró Marra, deve presidir a audiência, que conta ainda com a participação dos deputados Neilando Pimenta, Gustavo Valadares, Celinho do Sinttrocel e Anselmo José Domingos.

De acordo com o prefeito do município, Eletâncio Freire (PMN) , o objetivo da audiência pública será promover a  discussão propositiva para buscar soluções  para o problema.

O transporte do granito é realizado diariamente através de dezenas de carretas bitrem que chegam a passar em comboio pelas pontes sobre o rio Jequitinhonha e rio Araçuai.

O  transporte não está sujeito  a nenhum tipo de  fiscalização ou controle. Não existe nenhum órgão público responsável pelo serviço, o que acaba por provocar temores na população que teme o rompimento das estruturas das pontes .