MG: Segunda via de certidões de casamento, nascimento e óbito pode ser feita pela Internet
Cidadão pode pesquisar o tipo de certidão que deseja, em qual cidade e ano foi feito o registro e solicitar a segunda via
A busca por um registro e a solicitação da segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito estão mais fáceis em Minas Gerais. Por meio do site www.registrocivilminas.org.br, o cidadão pode pesquisar o tipo de certidão que deseja, em qual cidade e ano foi feito o registro e solicitar a segunda via.
A pessoa pode também escolher entre duas opções de entrega: receber em casa ou retirar no cartório mais perto. E ainda acompanha pelo site todas as etapas do processo. É preciso somente fazer um breve cadastro no site. Nesse primeiro momento, o serviço irá contemplar os registros a partir de 1985 até os atuais. Até o final de 2015, estarão disponíveis os registros desde 1970. E a previsão é que até final do ano de 2016 os cidadãos possam consultar os registros a partir de 1950.
Em três meses de funcionamento, o site já tem 4.799 pessoas cadastradas e mais de 500 certidões emitidas. O valor do serviço é a partir de R$ 36,01, podendo variar dependendo da forma de envio e caso haja alguma averbação na certidão. O pagamento é feito via boleto ou transferência bancária. A consulta de certidões de ausência, interdição, emancipação e transcrição de certidões feitas no exterior também poderão ser realizadas pelo site em breve.
A partir do mês de setembro, será possível solicitar certidões emitidas em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.
Segundo o presidente do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil), Paulo Risso, o site segue a tendência da prestação de serviços mais modernos que os cartórios vêm oferecendo nos últimos anos, além de facilitar a vida do cidadão. “Antes, para solicitar a segunda via da certidão era preciso entrar em contato ou se dirigir pessoalmente ao cartório. Muitas pessoas também não sabem em qual cartório está seu registro, e por isso todo esse processo fica muito mais demorado, cansativo e dispendioso. Agora o cidadão pode fazer isso pela internet, sem sair de casa”, informou.
O novo sistema é uma parceria entre a Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais e o Recivil, a partir do Provimento n° 256/2013, que institui a Central de Informações do Registro Civil no Estado de Minas Gerais, a CRC-MG.