A Polícia Militar apresentou na manhã desta segunda-feira, 11, um balanço da Operação Impacto, realizada em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, após protestos da população, indignada com a onda de violência que atingiu a cidade nos últimos 15 dias.  A ação policial transcorreu em toda a cidade, povoados e distritos de 8 a 10 de maio.

De acordo com a PM, 56 policiais das cidades de Teófilo Otoni, Itaobim e Araçuaí, 19 viaturas e um helicóptero da PM de Montes Claros, trabalharam durante os desdobramentos da operação.  Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão.

Ao todo, oito homens foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil, entre eles, dois menores que portavam armas de fogo. Foram apreendidas, quatro armas de fogo, sendo um revólver 38, duas garruchas e uma espingarda e cinco armas brancas (facas) e R$ 13.625 reais em dinheiro que estava em poder de N.P.B., 38 anos. Na casa dele, os policiais apreenderam 300 gramas de crack, um canivete e uma balança de precisão. N.P foi preso sob acusação de tráfico de drogas. A Polícia Militar informou que ele é reincidente no crime.

Ainda de acordo com o balanço, foram recolhidas duas carteiras de habilitação que estavam vencidas e  apreendidos 18 veículos, a maioria motocicletas com documentação irregular.  

No distrito de Engenheiro Schnoor, foi preso A.S.P., conhecido por Foguinho, de 24 anos. Ele é suspeito de ter praticado 10 homicídios no bairro Taquaril, em Belo Horizonte, e estava com mandado de prisão em aberto. Em outubro de 2013, ele agrediu o vereador Tadeu Gomes, após uma discussão em torno de um torneio de truco. Os dois chegaram a ser detidos  e liberados após depoimentos.

No bairro Corredor, foi preso W.O.P., 21 anos. Ele era foragido da Justiça. No bairro Juparaná, foi preso Taison Moreira Chaves, acusado de tentativa de homicídio e que estava com prisão decretada. Já no bairro Pedregulho, foi preso E.L.S., que portava uma garrucha de fabricação caseira. Ele tentou fugir dos policiais, mas acabou preso. Segundo a PM, ele é suspeito de praticar assaltos na cidade.  

Na comunidade rural do Córrego do Narciso, foi preso por porte ilegal de arma, W.S.N., conhecido por "U" “U”, 19 anos.   

O Major Jorge Luiz da Companhia Militar de Itaobim e que esteve à frente da operação, não foi encontrado para falar sobre o resultado. De acordo com o Comando, ele estaria de folga. A Polícia Militar informou que a operação teve caráter preventivo e repressivo.