A população de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, caminhou pelas ruas do município na tarde desta terça-feira (5), em protesto contra o alto índice de criminalidade que assombra a cidade nos últimos dias. De acordo com a Polícia Militar (PM) cerca de 700 pessoas participaram da Caminhada da Paz. Os organizadores do movimento falam em 1.000 participantes.

O evento teve apoio de entidades religiosas, estudantes, Superitendência Regional de Ensino, Associação Comercial e Industrial. Faixas expressavam um único pedido: paz.

“A cidade é muito pequena e calma e os números de criminalidade não correspondem a nossa realidade, estamos todos muito assustados a ponto de preferir não sair de casa”, afirma o professor e um dos articuladores da caminhada, Guilherme Pinheiro Santos.

A caminhada  teve início por volta das 16 horas, na Praça das Rosas. De lá, os participantes passaram pelas Ruas Frei Rogato, José Antônio Araújo, Praça da Matriz, Ruas Topázio e Dom Serafim, até chegar a Praça do Fórum por volta das 18 horas.

Mais segurança

A Polícia Militar informou que fez a segurança e a interdição das ruas durante a manifestação pacífica dessa terça-feira.

O comandante da Polícia Militar no município, tenente Gilamárcio Silva Rocha, garante que a PM está fazendo a sua parte no combate aos crimes, mas os resultados acabam sendo frustrantes, já que por meio da Justiça os presos acabam soltos e voltam a praticar crimes na cidade.

“Estamos intensificando as rondas, fazendo levantamentos e tentando identificar os autores desses roubos. Porém, o que percebemos é que a maioria desses autores são reicindentes, e cabam liberados pela Justiça" explica o comandante.

Nesta terça-feira (5), representantes políticos da cidade, entre eles o prefeito de Araçuaí, Armando Paixão Jardim se reuniram com a representante do Subscretário de Administração Prisional, Andrea Britta, com o secretário adjunto de Defesa Social, Rodrigo Teixeira e com o Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar em Minas Gerais, coronel Marco Antônio Bicalho.

Durante o encontro o coronel Bicalho se comprometeu a fazer uma força-tarefa no município.
“Além disto, já foi dado início ao processo de contratação de três mil novos policiais para Minas Gerais, e alguns irão para Araçuaí”, declarou o coronel.