Começa nesta quarta-feira (6), e vai até o dia 29 de maio, a 17ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, todas as Unidades de Saúde das áreas urbana e rural vão aplicar a dose, exceto as que estão sendo reformadas, nos Bairros Santa Helena e Altinópolis III e IV.

Nos distritos, onde não há vacinação de rotina, será enviada uma equipe volante. Haverá atendimento ainda na Sala de Vacinas especiais, localizada dentro da Policlínica. Neste local serão vacinados, das 7h30 às 17 horas, apenas idosos e pacientes especiais.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% dos grupos prioritários. Fazem parte desse grupo da campanha pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses às que ainda não completaram 5 anos, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias do parto, população carcerária, profissionais de saúde e profissionais que atuam no sistema prisional, além de doentes crônicos.

Em Valadares, 61.613 pessoas fazem parte do público alvo da Campanha. Desse total, 31.071 são idosos, 16.498 são crianças, 3.565 são profissionais da saúde, 2.812 são gestantes, 462 são puérperas e, 7.205 são portadores de doenças crônicas.

Neste ano, a campanha recebeu o slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação”. A vacina irá imunizar contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, a doença atinge entre 10 e 20% da população do planeta – cerca de 600 milhões de pessoas. Estima-se que entre 250 mil e 500 mil pessoas morrem por ano por complicações da gripe não tratada.

Alguns estudos demonstraram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% o da mortalidade global.

Restrições à vacina
As únicas contraindicações à vacina da gripe são a alergia aos seus componentes, principalmente a proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia.

Recomenda-se que quem estiver gripado, apresente estado febril ou sintomas de dengue, espere melhorar para depois se vacinar. A vacina deve ser tomada todos os anos.

Período estratégico
Segundo o Ministério da Saúde, a escolha pelo outono para realização da campanha é estratégica. Isso porque a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção, e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono garante-se máxima proteção no período de maior circulação dele.

O 'Dia D'
No sábado (9), acontece o “Dia D” de mobilização nacional – momento em que todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinação, das 8 às 17 horas. Nessa mesma data e horário, mais um ponto será montado para a campanha: a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araújos. Nela, apenas idosos e gestantes serão vacinados.

Na zona rural estarão abertas as unidades de saúde de Xonin de Baixo e de Cima, São Vitor, Pontal, Baguari e Vila Nova Floresta.

Para tomar a vacina é preciso levar o cartão de vacinação e um documento de identidade. Quem não tem ou perdeu o cartão, basta apresentar a identidade.