Audiência pública em Jordânia debaterá sobre violência no campo
Comissão de Direitos Humanos vai ao Jequitinhonha debater denúncia de violência contra sem-terra.
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará, na sexta-feira (15/5/15), uma audiência pública em Jordânia (Vale do Jequitinhonha) para debater conflitos agrários na região. Requerida pelo deputado Rogério Correia (PT), a reunião será no Centro de Evangelização (Rua José dos Anjos Silva, 86 - Maracanã), a partir das 10 horas.
De acordo com o deputado Rogério Correia, famílias que vivem no Acampamento Vida Nova reclamam da repetição de atos de violência, sem que se tomem providências para punir os responsáveis. “A queima criminosa de casas de sem-terra acampados tornou-se recorrente. Além disso, eles estão sofrendo inúmeras ameaças de morte. Nenhum desses crimes, até agora, foi investigado pela polícia", explica o parlamentar.
Convidados - Foram convidados para a reunião o presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, Gercino José da Silva Filho; o superintendente regional do Incra, Robson de Oliveira Fonzar; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva; o promotor Moisés Batista Abdala; o comandante do 44º Batalhão da Polícia Militar em Almenara, tenente-coronel Cláudio Silva da Costa; o delegado da Polícia Civil de Jacinto, Márcio Penedo de Araújo Borba; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jordânia, Ieda Souto Rodrigues; o coordenador da Comissão Pastoral da Terra em Almenara, Edivaldo Ferreira Lopes; e os representantes do Acampamento Vida Nova, Nelcino Ferreira de Oliveira e José Martins de Souza.