De acordo com a diretora da  Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues, Júnia Paixão, a decisão foi tomada após a alerta de um professor sobre a mensagem que era transmitida pelo acessório.
“Percebemos que muitos alunos estavam usando bonés com o código 4:20 e outros com a folha que representa a maconha. Em uma busca na internet descobri que o 4:20 é um código internacional de apologia ao uso da droga”, explicou a diretora.
Depois disso, ela e alguns professores passaram em todas as salas comunicando a proibição e explicando o motivo. Quando questionados se sabiam o significado do número, muitos estudantes responderão que não.
“Apesar de alguns alunos, que nós  sabemos que estão envolvidos com droga, afirmarem que tinham conhecimento do código, a maioria usava por achar colorido e bonito”, contou Júnia.
A decisão da escola foi questionada por algumas pessoas na rede social Facebook, onde a instituição possui uma página. Até esta segunda-feira (23), o post tinha 13 compartilhamentos. Alguns internautas chegaram a afirmar que nem todas as pessoas que usavam o boné tinham envolvimento com entorpecentes.
“O uso de boné na nossa escola não é proibido, mas esses modelos não podemos aceitar. Assim como em outras instituições, temos problemas com alunos que usam droga. Só queremos conscientizar os estudantes que esse caminho não leva a lugar nenhum”, finalizou a educadora. 
Confira na íntegra o post publicado na página da escola no Facebook:
"Atenção Pais e/ou Responsáveis,
Estamos percebendo um grande número de nossos alunos, utilizando um boné com a inscrição 4:20 e com desenhos da folha da planta Cannabis sativa ( maconha). Essa peça de vestuário pode parecer inocente, mas é usada para fazer apologia ao uso de drogas ( o que é crime) e para identificar usuários e fornecedores da droga. Portanto, CUIDADO! Se o seu(sua) filho(a) aparecer com uma peça dessa em casa, investigue!
Não permitiremos o uso desse tipo de boné dentro da escola!

Para entender:
O que é 4:20?
4:20 é um código de referência ao consumo de maconha (cannabis). O significado está relacionado com a data 20 de abril, escolhida para celebrar o Dia da Erva ou Dia da Maconha. Também é comum ver escrito 4/20 ou 420.
Segundo algumas versões, 420 era um código usado pelos policiais americanos para identificarem os indivíduos com algum envolvimento no uso da erva, seja como traficantes ou usuários.
A versão mais difundida é que o formato 4:20 (16h20) indicava o momento em que nos anos 1970, um grupo de amigos, estudantes de um determinado colégio na Califórnia, Estados Unidos, habitualmente se reunia para fumarem maconha. Era um código usado entre eles para falarem sobre o encontro sem despertarem suspeitas. Com o passar do tempo, o tal código transformou-se numa referência mundial".
 
Fonte:o tempo