SINDISPAL inicia o ano com Assembleia Geral Extraordinária
Os Servidores Públicos Municipais de Almenara reuniram-se nesta quinta-feira (05), em Assembleia Geral Extraordinária, convocada pelo SINDISPAL (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Almenara), para discutirem o Projeto de Reajuste Salarial de 6,23% enviado pelo executivo, carga horária de alguns servidores públicos municipais e Plano de Carreira da Educação e Geral.
A presidente do Sindispal, Márcia Rodrigues Souza Ferraz, formalizou o convite a todos os vereadores, Secretária de Educação e Representante do Executivo. Estes dois últimos não justificaram a ausência e não enviaram representantes.
Os vereadores Geraldo Antônio Tadeu da Fonseca (presidente da Câmara), Vander Conceição Farias, Messias do Hospital e Carlos Milton justificaram a ausência. Já os vereadores Sandro de Augustinho, Demão e Leandro Rocha participaram de forma ativa na referida Assembleia.
A Vice-presidente, Cleonice Moraes, iniciou a reunião com uma oração e pediu para que os servidores públicos municipais e vereadores se unissem ao Sindicato para fortalecer a luta em prol do coletivo. Relatou já ter sofrido perseguições no serviço público, por lutar pelos seus direitos e dos colegas quase desistindo da luta sindical, porém sua família lhe deu todo suporte para continuar.
A presidente do Sindicato, Márcia Rodrigues, falou dos desafios e conquistas nesse um ano e seis meses na direção do SINDISPAL. Segundo ela, há necessidade de ser forte para estar na luta em busca da moralização do dinheiro público, do direito dos servidores e do combate ao abuso de poder, deixando, muitas vezes, a família, amigos e saúde em segundo plano.
Relembrou a todos os presentes que o desrespeito do executivo para com o SINDISPAL é de longa data, pois de acordo com as atas registradas, os representantes do sindicato já registravam suas angústias em relação à falta de diálogo e respeito do executivo para com os direitos dos servidores. Segundo ela, todas as conquistas do SINDISPAL foram através de várias greves e paralisações. O reajuste de 2013, negociado pela ex-diretoria, foi de 6.20% e mais 2.80 de ganho real, totalizando 9%. Concluiu que pessoas mal intencionadas tentam manipular os servidores com falsas informações, culpando a atual diretoria do SINDISPAL pela falta de negociação.
A líder sindical afirmou que gostaria da participação dos representantes da antiga diretoria do sindicato nas reuniões, Assembleias e paralisações. Agradeceu o apoio dos ex-diretores do SINDISPAL, Sr. Valdinor (Dé) e Sr. Laerte, ambos aposentados, mas sempre atuantes na área sindical. A presidente Márcia disse que irá encaminhar as reivindicações propostas na reunião à prefeita.
Ela informou que não está descartada a hipótese de greve, caso a gestora municipal não leve para a mesa de negociações uma boa proposta.
Em discurso, o vereador Valdemar Rocha criticou a prefeita por não ter diálogo com o legislativo e SINDISPAL, pois os mesmos são representantes legais dos Servidores Públicos Municipais. O vereador Sandro deixou bem claro em seu discurso, que a Câmara Municipal estará do lado do SINDISPAL em todas as lutas em prol dos servidores.
O Vereador Leandro Rocha também deixou claro que estará sempre do lado dos servidores. Informou que o SINDISPAL poderá contar com seu apoio; e propôs ao Executivo cortar gastos com a criação de cargos. Afirmou que tem, na Câmara, um Projeto para criação de dois novos cargos. Segundo o parlamentar, o valor economizado, caso não seja aprovado, daria para pagar parte do ganho real dos servidores.
O Advogado do SINDISPAL, Dr. Marco Aurélio Rocha, explanou toda a pauta da reunião e deixou bem claro que não medirá esforços para lutar pelos direitos dos servidores. Ele afirmou que aguardará até quinta-feira (12), as respostas da pauta protocolada em reunião com o representante da prefeita, Sr. José Mauro, em relação às reivindicações do SINDISPAL para 2015.
Foi dada a palavra aos presentes na Assembleia para quem quisesse fazer perguntas, críticas ou sugestões. Várias perguntas foram direcionadas aos vereadores presentes, à presidente Márcia Rodrigues e ao advogado Dr. Marco Aurélio. Foi sugerido que o Plano de Carreira da Educação fosse atualizado e apresentado juntamente com o Plano de Carreira Geral, a sugestão foi acatada para análise. Os Servidores Públicos Municipais concluíram que o Sindicato e o Legislativo devem iniciar as negociações propondo o ganho real para que os servidores não fiquem com o salário defasado.
A Presidente Márcia Rodrigues encerrou a Assembleia, agradecendo a presença de todos e deixou agendada para a segunda semana do mês de março, uma Assembleia Geral, onde a pauta será oportunamente divulgada.