O Diário do Jequi realizou uma entrevista exclusiva com o Sr. Antenor Sena Aquino, do COMDEC – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que esteve recentemente em Belo Horizonte, aonde foi buscar soluções efetivas para o problema da Ponte de Almenara.

O Sr. Antenor esteve na SETOP (Secretaria de Estado de Obras Públicas) e na sede da Defesa Civil Estadual. Ele afirma ter se reunido – com a ajuda dos deputados Jean Freire (estadual), Reginaldo Lopes e Adelmo Leão (federais) – com o Sr. Murilo Valadares, titular da SETOP e, segundo o coordenador do COMDEC, a situação da ponte de Almenara foi analisada pela SETOP e pelos técnicos do DER e deverão ser enviadas vigas de aço para a sustentação do pilar central da ponte. Após a chegada destas vigas, provavelmente será liberado o trânsito, até que a ponte seja restaurada, com verbas advindas da União, do Estado e do município. Não haverá nenhuma balsa como foi afirmado equivocadamente por alguns veiculos de comunicação. 

Enquanto esta solução – as vigas de aço – não vem, a Defesa Civil solicitou ao Exército Brasileiro uma ponte flutuante, vinda da base de Itajubá. Além disso, deverá ser montada, no Aeroporto Municipal Cirilo de Queiroz, uma base de operações do Exército para coordenar a montagem desta ponte. As peças pré-moldadas serão montadas no aeroporto e transportadas de helicóptero, até o ponto em que serão instaladas. Para que nada saia errado, o Exército solicitou dos órgãos competentes uma definição por GPS do ponto mais estreito entre as duas margens do rio, onde deverá ser instalada a ponte flutuante, que contribuirá para o trânsito de veículos, acabando com o isolamento da cidade.

O Sr. Edilberto Gil, secretário municipal de obras de Almenara, esteve na tarde desta sexte-feira (16) juntamente com o Secretario Administrativo, Sr. Raimundo Nonato e o projetista minicipal conhecido como Netinho, fazendo a leitura por GPS de qual ponto será adequado para a intalação da ponte do exercito que poderá passar até mesmo um tanque de guerra.

A cidade se encontra em situação de emergência, conforme decretado pela chefe do Executivo municipal, Fabiany Ferraz.

Esta ponte metálica não substituirá a passarela de pedestres que está sendo construída pela Nova Engenharia, pois servirá apenas para o trânsito de veículos. Vale ressaltar que o Exército é quem determinará qual o tipo de veículo que irá passar por esta ponte, que tem capacidade para suportar até mesmo um tanque de guerra.

  

Prefeitura Decreta Situação de Emergência no Municipio.

 

 

Laudo da COMDEC sobre a sitaução da ponte.

7

 

Solicitação da COMDEC ao Exército Brasileiro.

 

 

DER-MG Solicita interdição imediata da ponte.