Além da Micareta, um dos assuntos mais comentados deste fim de semana foi o abalo na estrutura da ponte que interliga o centro de Almenara ao Bairro Cidade Nova e à BR-367. Enquanto algumas pessoas ficaram abaladas, outras diziam que esta situação já era esperada.

A ponte – projetada pelo Engenheiro Caio Olindo de Miranda e Silva e inaugurada em 1967 – nunca passou por uma inspeção periódica. As colunas que sustentam a estrutura são as mesmas desde a fundação e nunca foram trocadas. Foi em uma delas, que estava coberta de lodo, que aconteceu o problema que ocasionou o abalo e a conseqüente interdição parcial da ponte.

Este serviço de inspeção e manutenção deveria ser realizado pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem), um órgão do Governo Estadual responsável pela manutenção de estradas, rodagens e estruturas como a ponte. Entretanto, nenhum dos administradores municipais solicitou esta manutenção ao DER, pecando pela omissão.

O problema foi sendo passado de uma administração para outra até chegar a situação atual, na qual ônibus, caminhões e outros veículos pesados estão sendo obrigados a aumentarem seu caminho e suas horas de viagem por terem que passar por uma rota alternativa pela cidade de Pedra Azul, aumentando em 70 km a viagem para eles.

Espera-se uma solução para este problema, para que não venhamos a testemunhar uma tragédia no futuro.