O Cadastramento imobiliário e econômico consiste no mapeamento de toda área urbana do município. Este mapeamento cadastral passou a ganhar bastante atenção desde que a Lei de Responsabilidade Fiscal foi criada, a qual estabelece que todos os municípios devem realizar o mapeamento de sua área urbana e fazer uma avaliação minuciosa dos imóveis com fins de maior controle de impostos (Justiça Fiscal).

Quando o município deixa de fazer este mapeamento, a arrecadação de impostos se torna deficiente, pois não leva em conta o valor atual do imóvel nem suas alterações ao longo do tempo. Além disso, muitas pessoas que moram em residências que foram construídas em terrenos não desmembrados não pagam imposto, fazendo com que o dono do terreno pague por algo que nem seu é mais.

Em Almenara, esta situação está acontecendo desde 2002. Muitas casas que foram construídas após este período não foram incluídas no número de imóveis urbanos, fazendo com que o município tenha deixado de arrecadar muito dinheiro, que daria para ser investido nas obras de infra-estrutura, saúde e educação.