Lula se emociona em discurso ao falar sobre Gushiken em SP
Ex-presidente participou nesta manhã de evento do PT na capital paulista. Nesta tarde, ele deve comparecer ao velório do amigo.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou na manhã deste sábado (14) ao lembrar do ex-ministro Luiz Gushiken durante o encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), na quadra dos Bancários, em São Paulo. Ele fez um discurso no qual mencionou a atuação do amigo, que morreu na noite de sexta-feira (13). A expectativa é que Lula compareça nesta tarde ao velório, que acontece no Cemitério do Redentor, no Sumaré, Zona Oeste da capital paulista.
Gushiken morreu aos 63 anos na noite desta sexta-feira (13) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O ex-ministro das Comunicações do governo Lula e fazia tratamento contra câncer no estômago desde 2002 e morreu em decorrência da doença.
Na sexta-feira, após saber da morte de Gushiken, o ex-presidente divulgou uma nota assinada em parceria com a mulher Marisa Letícia na qual chamou o ex-ministro de "um militante político brilhante". "Nunca esqueceremos a contribuição generosa de Gushiken para a construção desse Brasil que sonhamos juntos e que sem ele não seria possível. Neste momento de dor, queremos nos juntar e prestar nossa solidariedade aos seus familiares, amigos e todos aqueles que, como nós, só podem agradecer a Deus ter convivido com uma pessoa tão iluminada quanto Luiz Gushiken", diz a nota.
Lula e e Marisa também elogiaram a atuação de Gushiken no PT e como sindicalista. "No Sindicato dos Bancários de São Paulo, no Partido dos Trabalhadores, na Assembleia Constituinte, no governo e em todos os espaços em que atuou, sempre defendeu a democracia, a classe trabalhadora e um mundo com mais harmonia e justiça social", afirmam.
O corpo de Gushiken chegou às 7h20 ao cemitério. O filho Guilherme Gushiken, 30, pediu que a imprensa não acompanhe o velório dentro da sala. A presidente Dilma Rousseff deve chegar a São Paulo por volta das 14h30 para participar do velório, como informou o Planalto.
Gushiken conheceu Lula quando ainda era secretário-geral do sindicato, na década de 70. Depois, foi presidente nacional do PT (1988 a 1990) e duas vezes coordenador da campanha de Lula a presidente (1989 e 1998).
Gushiken foi ministro da Secretaria de Comunicação do governo Luiz Inácio Lula da Silva Lula. Ele exerceu três mandatos de deputado federal pelo PT (1987-1990, 1991-1994 e 1995-1999).