O governo federal publicou nesta sexta-feira (13), no "Diário Oficial da União", uma lei que aprova a abertura de um crédito extraordinário no valor de R$ 2.932.125.346,00 para Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).

Esta é a segunda vez no ano que o governo consegue por meio de uma medida provisória a abertura de crédito extraordinário para o Fies. Em março, o governo já havia conseguido R$ 1,68 bilhão para o Fies.

O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 28 de agosto e pelo Senado na quarta-feira.  O governo não indicou, na proposta, de onde sairão os recursos que permitirão a abertura do crédito. O dinheiro será usado para garantir o acesso de estudantes a universidades particulares por meio de novos financiamentos, adiantamentos de empréstimos já contratados e de contratos anteriores que não foram pagos.

Em agosto o governo comemorou a marca de mais de um milhão de contratos do Fies. Criado em 1999, o Fies financia até 100% do valor da mensalidade do curso do ensino superior o estudante começa a pagar as prestações do financiamento a partir do 19° mês após a conclusão do curso.