População de São João da Ponte faz manifestação contra corrupção e comemora prisão do ex-prefeito Fábio Luiz Cordeiro
Operação da Polícia Federal devido a desvio de recursos.
A Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Receita Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (09.09.13), a operação "Esopo", de combate ao desvio de recursos públicos a partir de processos licitatórios. Segundo a PF, o esquema criminoso atuava por meio de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), constituída por empresas, pessoas físicas, agentes públicos, prefeituras, Governos Estaduais e ministérios do Governo Federal. Em cinco anos, o prejuízo seria de R$ 400 milhões, em 10 estados e no Distrito Federal. Em Minas Gerais, os focos são as prefeituras de Araçuaí e Taiobeiras, no Vale do Jequitinhonha, Coração de Jesus, Januária, São Francisco e São João da Ponte, no Norte de Minas, e Três Corações, Sul de Minas.
São alvos também um Instituto do Governo de Minas Gerais, um Ministério do Governo Federal e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão.
Primeiras informações são de que os ex-prefeitos de Januária, Murílio Arruda, e Fábio Luiz Cordeiro, de São João da Ponte, já estariam detidos na sede da Polícia Federal, de Montes Claros.
Fonte: G1, com alterações Blog do Banu