Campanha de vacinação contra a raiva foi suspensa em Minas Gerais
Suspensão foi recomendada pelo Ministério da Saúde após problemas com os fornecedores da vacina antirrábica
A campanha nacional de vacinação contra a raiva em cães e gatos, que tradicionalmente acontece no mês de agosto, foi suspensa este ano sob a recomendação da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a suspensão surgiu em decorrência de dificuldades com os fornecedores da vacina antirrábica canina (VASC). Com isso, foi necessário alterar o cronograma de entrega dos medicamentos em 2012, o que levou à suspensão da campanha por enquanto.
O Ministério da Saúde emitiu um comunicado sobre o assunto, por meio de um ofício, no dia 28 de junho deste ano. O texto esclarecia que os estoques existentes serão distribuídos de acordo com critérios epidemiológicos, tendo como prioridade estados e municípios com risco iminente de transmissão da raiva canina e felina. Outra prioridade para o ministério, é a distribuição de vacinas em locais de difícil acesso na região amazônica e áreas de fronteira com a Bolívia e o Paraguai.
Ainda segundo a SES, em consequência da mudança no calendário de vacinação, a Diretoria de Vigilância Ambiental recomendou a todas as Superintendências Regionais de Saúde do estado que intensifiquem outras ações de vigilância do programa de combate à raiva em Minas Gerais. Ainda não há uma previsão de quando acontecerá a campanha de vacinação.