O SAMU Macro Nordeste/ Jequitinhonha atende em média 750 ligações por dia,sendo 234.212 mil ligações por ano e, realiza cerca de 100 atendimentos de ocorrências. 35,8% das ligações são consideradas trotes, 18,7% com informações diversas (número de telefones de hospitais, etc).  É importante lembrar que, trote é crime com severas punições para quem passa. Para tentar reduzir o número de ligações- trote o sistema do SAMU que, identifica a origem de todas as ligações, tem encaminhado à Polícia Militar denúncias sobre determinados números. Esta situação é preocupante pois, pode prejudicar o atendimento a quem realmente precisa.

Elaine Guedes, coordenadora geral do SAMU Macro Nordeste/ Jequitinhonha explicou que, estas ligações prejudica o trabalho do SAMU em vários aspectos, desde a ocupação das linhas telefônicas, congestionando o sistema, até o deslocamento das unidades de atendimento a longas distancias. “O comprometimento do nosso tempo/resposta das ocorrências é prejudicado. O que expõe a população usuária e necessitada ao risco de morte. Além de, prejuízos financeiros à administração publica. O interessante é que além de crianças, adultos também desenvolvem esta prática”.

Para combater estes tipos de procedimentos (os trotes), o SAMU Macro Nordeste Jequitinhonha realizada campanhas educativas em escolas, faz a distribuição de panfletos a comunidade, e ainda conta com o apoio da mídia da região para conscientizar  todos.