Cerca de 30 menores são transferidos para Centro de Internação de Ipatinga
Infratores estavam internados provisoriamente na cidade de Açucena. Secretário de defesa social diz que a capacidade do local é de 60 vagas.
Cerca de 30 adolescentes que cumpriam medida socioeducativa no Centro Provisório de Açucena (CIA) foram transferidos nessa quarta-feira (9) para o novo Centro Soecioeducativo de Ipatinga (CSE).
Segundo informações da Polícia Militar, um micro-ônibus com um forte esquema de segurança transportou os menores e os agentes penitenciários. O Centro Soecioeducativo de Ipatinga foi inaugurado no dia 26 de junho pelo Secretário de Estado de Defesa Social Rômulo Ferraz. A capacidade é de 40 vagas, mas o secretário informou que o centro pode atender até 60 adolescentes.
Menores que cometem algum ato infracional são internado no CSE por no mínimo 45 dias, prazo em que o Ministério Público e a Justiça da Infância e Juventude decidem pela internação de três anos.
Investimento
Segundo Rômulo Ferraz, para adaptação do espaço e atendendo às exigências da lei, o Governo Estadual investiu cerca de R$ 1,5 milhão. O secretário disse ainda que com a criação do centro educativo cria-se uma expectativa de que reduza o número de homicídios e outros crimes na região.
“O centro de internação é para atender as cidades que fazem parte do eixo do Vale do Aço. Há dois anos, quando estive nessa região, não existia nenhum local apropriado para fazer a internação desses menores, e consequentemente o índice de criminalidade na região era exorbitante. Agora, desde o ano passado, quando foi criado o provisório de Açucena, o número de homicídios reduziu”, diz o secretário.