Obesidade entre crianças e adolescentes cresce 47%
Em Ipatinga, trabalho preventivo é realizado nas unidades de saúde
O número de pessoas obesas e com excesso de peso no mundo aumentou de 857 milhões em 1980 para 2,1 milhões em 2013, revela estudo publicado pela revista Lancet, uma das mais importantes publicações científicas na área médica. Conforme a publicação, o problema continua aumentando. Nos últimos 33 anos, segundo os pesquisadores, a taxa de adultos obesos e com excesso de peso aumentou 28%, enquanto a das crianças e adolescentes (até os 19 anos) subiu 47%. Em Ipatinga, um trabalho preventivo é realizado para assegurar a qualidade de vida da população.
A equipe de pesquisadores fez a análise com base em dados recolhidos em estudos, relatórios e na literatura científica sobre a prevalência do excesso de peso e obesidade em 188 países entre 1980 e 2013. Nos países em desenvolvimento, onde se concentram 62% dos obesos do mundo, o ritmo mantém-se elevado.
Referência Técnica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Ipatinga, Naiara Rochele Alves explica que a Prefeitura de Ipatinga trabalha desde 2008 com o Núcleo, que é composto por nutricionistas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos e fisioterapeutas, no trabalho com grupos operativos.
Os grupos operativos do Nasf visam desenvolver trabalhos em forma de oficinas com a população de modo a combater as doenças crônico-degenerativas. “Os grupos têm, por exemplo, atividades físicas como o ‘Passos para a Saúde’, caminhada orientada, escola de postura, amigos da balança, que são grupos voltados para controle do peso e para manter a população ativa e aqueles usuários em movimento constante”, explica Naiara Alves.
As diferenças entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento revelam-se também em outros fatores: no mundo desenvolvido, os homens têm maiores taxas de obesidade do que as mulheres e nos países em desenvolvimento ocorre o oposto.
O maior aumento nos níveis de excesso de peso e obesidade ocorreram entre 1992 e 2002, sobretudo entre os 20 e os 40 anos.
A prevalência de excesso de peso e obesidade nas crianças aumentou significativamente nos países desenvolvidos, de 17% em 1980 para 24% em 2013 entre os rapazes, e de 16% para 23% entre as jovens.
Nos países em desenvolvimento, o aumento passou de 8% para 13% tanto entre os rapazes quanto entre as jovens nos últimos 33 anos.
Prevenção
Atualmente, o Nasf atende em Ipatinga aproximadamente 32 mil pessoas em 15 unidades básicas de saúde, das 19 do município. “Hoje temos uma cobertura de quase 80% da população de Ipatinga nesses grupos operativos. As atividades são realizadas de 2 a 3 vezes por semana, desde que procure sua unidade de saúde de referência e passe pelo processo de triagem, sendo encaminhado para um dos grupos operativos”, detalha Referência Técnica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.