O distrito de Pedra Grande, município de Almenara, MG, viverá momentos jubilosos nos próximos dias 18 e 19 de julho, sexta-feira e sábado, quando acontece o sensacional Encontro dos Pedragrandenses e Amigos, com organização impecável da Associação Comunitária dos Moradores de PG.

O Distrito de Pedra Grande, município de Almenara, Nordeste de Minas Gerais, é desses lugares onde existe uma sinergia inigualável, onde também o Supremo Criador foi de uma Bondade infinita, proporcionando naquele cenário bucólico, uma natureza singular no planeta terra. Ali, se observarmos bem, flui uma energia poderosa, naturalmente, tanto de sua gente acolhedora quanto das rochas que cercam aquela lugar. A pedra, alias, as pedras, localizadas a poucos metros do perímetro urbano, são monolitos de rara beleza, formados por dois tipos de rochas distintas, qual seja à base de gnaisse e o topo de granito.

Conhecer Pedra grande nos dá uma sensação de que o Criador (Deus todo Poderoso) gastou algumas horas para emoldurar paisagem tão linda, cuja mão do homem entrou em certa ocasião para elevar casarões também de beleza singular. Conta, os mais antigos, que o lugar era paragem para os tropeiros que vinham do Sul da Bahia rumo ao Nordeste de Minas, principalmente com destino a Almenara, Nanuque, Teófilo Otoni e outras cidades de Minas Gerais.
Comenta-se, e é fato verídico, que na década de 70 do Século passado, alguns alpinistas, vindos do Rio de Janeiro, escalaram a pedra mais aguda, conhecida como pé-da-pedra, numa subida que foi acompanhada atentamente pelos moradores, assim como descreve Dona Gildete Fernandes e o Sr. Noildo Justiniano Moreira, crianças à época, que não tinham noção da aventura humana naquela época inesquecível.

Conheçam: Histórico do distrito de Pedra Grande/MG