Almenara: Conheça o Centro Cultural SIM - Sustentabilidade, Intercambio e Movimento
O SIM é um canal de promoção e de aproximação das pessoas físicas e jurídicas com as entidades empreendedoras de cultura e voltadas a projetos educacionais.
O Centro Cultural SIM será um canal para receber e lançar ideias, formatando trabalhos sérios, através de meios viáveis. Estará também voltado ao aprendizado social com vistas a realçar as diversas formas de expressão artística.
O centro cultural está em fase de constituição e cadastramento de interessados em investir, trabalhar, expor e vender, através de projetos de parceria.
O SIM já dispõe de mais de 200 profissionais liberais, artistas plásticos, artesões, maestros, peritos ambientais, advogados, economistas, contadores, professores universitários, curadores, projetistas, arquitetos, educadores físicos, desportistas, músicos, pesquisadores, compositores, literários. Encontram-se em andamento parcerias com secretarias de cultura, museus, bibliotecas, centros internacionais de cultura e outros agentes públicos.
O SIM dispõe ainda de salas de exposições.
Objetivo:
Promover o desenvolvimento da arte e da cultura em todas as suas manifestações e pensamentos, através da produção de eventos e ações promocionais de arte e cultura e ainda no apoio às ações e eventos culturais.
Uma troca: “sociedade espectadora” interagindo com a “sociedade educadora artística.”
Quem pode participar:
O Centro Cultural SIM está a disposição de qualquer artista em qualquer localidade do Brasil. Está também aberto a estabelecer parcerias com outros países. Fica no interior de Minas Gerais, em Almenara, que faz parte do Vale Jequitinhonha, que é celeiro de muitos artistas.
Com isto, busca-se expandir a cultura para outros eixos, fora das grandes cidades, criando mais e novos caminhos. A interiorização desafogará a máquina administrativa e cria fluxos financeiros voltados ao estabelecimento de equidade cultural.
Já contamos com parceiros da Argentina, Portugal, França e Espanha. No Brasil, o SIM tem parceiros em vários Estados. Nossa intenção é poder contar com o máximo de artistas sem que, necessariamente, tenha que se instalar na cidade sede do Centro.
Certos de que alguns colaboradores poderão integrar-se ao quadro da cidade-sede, é preciso dizer que o SIM é um projeto de vida pessoal.
Importante!!! Juntos, compondo uma equipe, faremos um grande movimento artístico. Participe!
Como funcionará:
Após estatuto registrado nos órgãos competentes, a instituição estabelecerá o regulamento interno e " forma administrativa". Mas podemos adiantar que será feito um calendário plurianual para facilitar os convênios com instituições da esfera pública. Assim, os recursos poderão constar em suas dotações orçamentárias e respectivos investimentos culturais. Ou seja, o artista deverá protocolar seu projeto e seu calendário antecipadamente. Poderá fazê-lo de formas sucessiva, tornando nosso centro produtivo durante o ano todo. Assim, os artistas poderão ficar tranquilos nos seus agendamentos.
Recursos: Próprio, Público, Terceiro Setor e Empresarial
O Objetivo será fazer convênios com municípios, ONGs, Creches, empresários, estabelecimentos do ensino fundamental e superior, com acesso às aulas, exposições, feiras, teatro, dança, cinema, museu e outros segmentos de arte.
Lembro que o edital para atividades culturais em cidades sedes de jogos da copa do mundo de 2014 (Lei da copa) disponibiliza recursos para 206 projetos.
Há muito por se fazer, mas é preciso começar. Sabemos que já existem muitos pontos de cultura. Cabe-nos fortalecê-los. Por isto, estamos esperançosos de bons aliados ao projeto. Agora, caros amigos, dirijo aos senhores o convite a participarem efetivamente como parceiros do SIM