Indignação e revolta. Estes são os sentimentos dos moradores do bairro Bela Vista em Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, diante do descaso da prefeitura com a única  quadra esportiva municipal , coberta  da cidade.

 A obra , concluída em 2006,  custou cerca de R$ 200 mil reais aos cofres públicos.

No entanto, nunca foi inaugurada e nem recebeu a devida manutenção por parte das duas  últimas administrações municipais: a do ex-prefeito Everardo Martins, o Dim, e Harley Lopes, atual prefeito, ambos do PT ( Partido dos Trabalhadores ).

 Hoje o que se vê é o abandono e o desperdício  do dinheiro público,  além da irresponsabilidade da atual administração com o patrimônio do povo.

Para piorar a situação, o local se transformou em  foco de dengue. O mato toma conta do lugar  onde jovens, crianças e adolescentes deveriam estar praticando esportes.

 Lá dentro,  o que existe é a mais completa sujeira,  isso sem falar nos holofotes destruídos e todo o  equipamento esportivo que está  enferrujado, sucateado e abandonado em um canto da quadra que também não possui banheiros sanitários.

 “ Falam para a população ajudar no combate à dengue, mas a própria prefeitura não colabora. Quando chove, a quadra fica com enormes poças d`água .Deveriam pelo  menos  capinar o mato e  limpar a quadra. Estamos revoltados. Procuramos a prefeitura e não tomaram nenhuma providência. ”, desabafou Zelinda Vieira Santos, 74 anos. Ela mora  ao lado da quadra.

"Queria que ela estivesse funcionando. Seria bom para os jovens praticar esportes. Do jeito que está é até  arriscado entrar aí para jogar ", lamentou um estudante de 17 anos.

 Bem próximo do lugar também foi instalado o Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro.

 “ Aqui está infestado de pernilongos. Quando chega a noite, o perigo aumenta. Não há iluminação, calçamento,  nem segurança”, completa  dona Zelinda.

 

 Problema antigo

 O descaso com a quadra se arrasta há anos. Em 2010, na gestão do então prefeito Everardo Martins, o Dim,  o abandono já era visível.

 Todos os holofotes, alambrados e equipamentos já estavam destruídos e enferrujados .

 Na época, o então secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural,  Harley Lopes, (PT) hoje  prefeito do município, negou em entrevista ao jornal Gazeta que a quadra estivesse abandonada.

Segundo ele, o dinheiro liberado pelo governo do Estado, não foi suficiente para concluir a obra. Harley Lopes afirmou que  faltaram recursos para concluir o sistema elétrico e construção do muro. “ Vamos finalizar a obra e construir um poliesportivo”, disse ele,  em janeiro de 2010.

 A promessa foi esquecida. A quadra não foi finalizada nem o poliesportivo construído.

 Nem o gabinete do prefeito, nem a assessoria de Comunicação,  responderam  ao pedido de esclarecimentos  feito por e-mail, sobre que providências serão tomadas com relação ao problema.

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter