O belíssimo conjunto arquitetônico cultural de Diamantina, cidade inscrita na lista de Patrimônio Mundial pela Unesco, terra de Chica da Silva e JK, foi cenário perfeito para se concretizar talvez o mais importante benefício da história de Almenara e região, nesta quinta-feira, 8 de maio de 2014: o Campus da UFVJM, um sonho acalentado com muita expectativa.
 
Os atores desse fato marcante foram os vereadores Geraldo Antônio Tadeu Fonseca (Dino Fonseca), presidente da Câmara Municipal de Almenara, demais colegas Carlos Milton Pereira Campos (Poquinha), vice-presidente; Valdemar Rocha (Demão), secretário; Vanda Miranda, Dilson Ferreira (Dilsim), Iranilton Oliveira (Sabá), Israel Silva Araújo (Israel de Pedra Grande) e Cláudio Machado, juntamente com a chefe do Executivo de Almenara, prefeita Fabiany Ferraz Gil Figueiredo. 
 
A comitiva almenarense foi recebida de forma auspiciosa pelo Professor Pedro Ângelo, Reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, oportunidade na qual foi lhe entregue a documentação referente a área onde será construído o Campus da UFVJM de Almenara. Ao destacar a importância daquele ato histórico, os representantes de Almenara não pouparam elogios à maneira atenciosa com que foram acolhidos na Reitoria da UFVJM Diamantina, no Campus Juscelino Kubitschek de Oliveira. 
 
O Professor Pedro Ângelo prometeu uma visita breve a Almenara, sendo oportuna para dar novos encaminhamentos à consolidação do Campus da UFVJM, o que foi recebido de forma vibrante pela comitiva. Aproveitando a estada na fantástica cidade de Diamantina, onde se respira, a todo o momento, cultura e histórica, os almenarenses conheceram casario colonial, de significativa inspiração barroca, além de edificações históricas, igrejas seculares e belíssimas paisagens naturais. Momento também para agradecer a Deus por mais um sonho que se tornará realidade através de uma luta coletiva, pois conquistas assim não se atribuem a uma só pessoa, mas a todos, que de forma silenciosa, prestaram sua contribuição efetiva e decisiva. Afinal, a UFVJM é Nossa!