A caminho das índias e dos índios
Por Marcianita Barroso
Em abril de 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil – As terras brasileiras já eram ocupadas pelos povos indígenas. A chegada dos portugueses, na verdade, foi uma invasão ao país.
Cabral chegou a Porto Seguro, na Bahia, com 13 embarcações, 1.400 homens entre marinheiros, técnicos em navegação, escrivães, cozinheiros, padres e ajudantes. Eles saíram de Portugal em busca das Índias, mas chegaram ao litoral sul baiano, no dia 22 de abril de 1500. Só desembarcaram no dia 23,quando souberam que havia habitantes.
Cerca de 3 milhões de nativos, os índios, já viviam no Brasil.Na realidade, Portugal não descobriu o Brasil, ele ocupou, invadiu, submetendo dessa maneira diversas nações indígenas. Se o Brasil já possuía uma população indígena, local, não se trata de uma descoberta.
Algumas destas civilizações ainda viviam como no período paleolítico, produzindo apenas o que precisavam para se manter, sem excedente. "Algumas tribos tupis já estavam transitando do paleolítico, por isso produziam agricultura rudimentar, na chamada de roça branca, onde eram plantados mandioca, cará, feijão".
Não existia comércio entre os índios, eles viviam em aldeias e viviam bem, se alimentavam do cultivo da terra, de frutas silvestres,caça e pesca.Segundo os índios, a natureza por si bastava para sobrevivência corporal e espiritual. Paz e harmonia com os animais e o meio ambiente.
Para os índios que convivo, a historinha "pra boi dormir" que ensinam nas escolas, não passa de uma mentira, para acobertar o sofrimento causado pelos portugueses a eles e seus ancestrais.Hoje, são oferecidos os "espelhos" na troca de nossas riquezas ambientais.
E os cabrais brasileiros, continuam negociando com Cabrais, donos de multinacionais. Depois da copa, tudo volta a ser carnavais. E o povo brasileiro perdido, .sem saber porque tem que falar:" Bye bye e Sayõnara."Na próxima edição falarei sobre o que dizem os índios sobre o catequista Pe José de Anchieta.