Almenara: Escola Joviano Naves se defende de acusações
Após receber denuncia via e-mail de uma aluna da Escola Estadual Joviano Naves, localizada no Bairro Cidade Nova, no município de Almenara – MG, o repórter Layon Oliver publicou uma matéria no portal de noticias Diário do Jequi com o título “ Almenara: Escola Joviano Naves em péssimas condições” . Diante disso, o portal de notícias Diário do Jequi concedeu à escola Joviano Naves o direito de reposta conforme roga o Artigo 5º da Constituição Federal.
Assim, resolvemos visitar a escola para conhecer o dia dia dos alunos e profissionais da educação que atuam na instituição e oportunizar o direito de resposta.
Em respeito à deficiência no número de carteiras e cadeiras escolares, a diretora informou que no ano passado, foi encaminhado formulário à Superintendência Regional de Ensino – SER - informando a necessidade de adquirir novos jogos de carteira e cadeira, cuja finalidade era a de suprir a demanda. Tal solicitação foi atendida no inicio deste mês quando ocorreu a liberação de recursos no valor de R$ 12 mil (doze mil reais) para realizar a compra.
Ainda de acordo a diretora, desde a sua fundação, em 1987, a Escola Estadual Joviano Naves sempre foi referência pedagógica no município. E acrescenta de forma esclarecedora: “Temos compromisso com o desenvolvimento pedagógico dos nossos alunos, em todas as suas etapas, o que nos causa muito orgulho. Além disso, os professores e funcionários são habilitados e a grande maioria possui cursos de pós-graduação e até mestrado em suas respectivas áreas.
É Importante registrar, observou a diretora, “ que a Escola Joviano Naves recebeu investimentos de infraestrutura por parte do governo de Minas. Nos últimos anos, por exemplo, recebemos R$ 395.197,07 ( termo de compromisso nº 606145/2011), recursos esses que são ainda investidos também em reforma e ampliação do prédio, bem como na quadra poliesportiva.”
“A escola Joviano Naves é reconhecida também pela qualidade da alimentação oferecida aos alunos” – ressalta a diretora Ruth, que destaca ainda a qualidade do ensino ali ministrado, possuindo assim um dos melhores índices entre as escolas da rede estadual do município.
“Temos em nossa escola o projeto tempo Integral, que atende alunos de 11 a 14 anos de idade, nos períodos matutino e vespertino, oferecendo aos mesmos três refeições, incluindo almoço” – informou a diretora. E acrescentou: “Disponibilizamos também aos alunos do Ensino Médio o Curso de Empreendedorismo e gestão, e ainda o curso de Tecnologia da Informação.”
A Escola Estadual Joviano Naves foi a primeira, segundo a Diretora Ruth Saboia, a levar os alunos do tempo integral para uma aula prática de história e geografia na cidade de Porto Seguro – BA, oportunidade na qual os alunos tiveram o privilégio de conhecer um pouco da história do descobrimento do Brasil, ao visitarem os museus do descobrimento e da aldeia Indígena Patachó.
“Visando a melhoria da qualidade do ensino em nossa escola”, esclarece a Diretora, temos importantes parcerias com a Policia Militar e o SESC-MG. E enfatiza: “Prestamos contas ao nosso Colegiado de todos os recursos recebidos, e mantemos um ambiente harmônico com os profissionais da educação, o que nos causa muito orgulho. Estamos na educação por amor e assim vamos continuar, porque é o caminho mais próximo de uma vida mais humana e solidária, potencializada em igualdade de condições. Estamos aqui abertos ao diálogo, sempre.”