Barragem em Ouro Preto entra em situação de alerta após identificação de fissuras na estrutura
Inspeção da ANM identificou as frestas na barragem de rejeitos Forquilha V, na Região Central de MG. Vale diz que estrutura segue estável e fora de situação de emergência.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) constatou fissuras na barragem de rejeitos Forquilha V, da Vale, localizada na mina de Fábrica, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Com isso, a estrutura passa a estar em situação de alerta.
A inspeção realizada pela ANM na última segunda-feira (5) exigiu da mineradora a limpeza e o monitoramento da progressão ou estabilização dessas fissuras.
A Vale também deve realizar inspeções diárias, enviar relatórios com o acompanhamento da situação da estrutura, das medidas de segurança implementadas e um estudo sobre as causas do problema.
A Vale, por sua vez, salientou que a vistoria não alterou as condições de estabilidade da barragem, que permanece em conformidade e fora da situação de emergência.
A barragem Forquilha III, que está no nível mais alto de emergência, fica na mesma mina.
Ela disse ainda que um plano de ação já está em andamento para cumprir as condições previstas pela ANM e que a Forquilha V é monitorada 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).
A mineradora também destacou que a situação da Forquilha V não afeta outras barragens do complexo.
A barragem Forquilha V não recebe mais rejeitos e está sem operar desde 2023, segundo a mineradora.
Compartilhar: