Uma mulher de 23 anos foi presa por abandono de incapaz em Curral de Dentro, na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Ela é suspeita de deixar os filhos de 2, 6 e 7 anos sozinhos em casa para ir à inauguração de uma creche.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a corporação recebeu uma denúncia anônima de que as crianças estavam sem nenhum responsável, pois a mãe havia saído.

Conselheiras tutelares foram até a casa e relataram aos PMs que já registraram diversas denúncias contra a mulher por atitudes semelhantes. Na última sexta-feira (28 de junho), as profissionais esperaram a mãe dos pequenos por mais de 30 minutos e, apesar de ligarem para ela, não tiveram as chamadas atendidas.

O choro das crianças foi ouvido pelas conselheiras e policiais. Antes de o portão do imóvel ser arrombado, a mãe apareceu alegando que havia ido comprar remédios para os filhos. Ela acabou confirmando que também tinha ido à inauguração da creche.

 Conforme o boletim de ocorrência, devido aos indícios que comprovam a existência do abandono dos filhos pela mãe, a suspeita foi presa e encaminhada para a Delegacia de Plantão de Taiobeiras. As crianças ficaram aos cuidados do Conselho Tutelar.
 
O crime

Abandono de incapaz é um crime cometido por quem deveria cuidar, guardar e vigiar a vítima. O crime, previsto no artigo 133 do Código Penal Brasileiro, pode se manifestar de diferentes formas, incluindo negligência, omissão de cuidados essenciais, privação de necessidades básicas, exposição a situações de perigo, entre outras.

A pena é detenção, de seis meses a três anos. No entanto, se do abandono resultar lesão corporal de natureza grave, a reclusão pode ser de um a cinco anos. Caso resulte em morte, a pena pode ser de quatro a 12 anos.