Protestos pedem emancipação de Vila do Café/BA
Depois de ter sido aprovado pelo senado o projeto PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 98 de 2002 - Complementar, que abriria caminho para a criação de mais de 180 novos municípios e cerca de 30 mil cargos públicos no país, moradores do distrito de Vila do Café /BA, festejaram com fogos, carreatas e muita festa, já que a vila seria um destes novos municípios criados.
Seria o fim de uma luta que se segue a anos por parte dos moradores, que buscam melhorias nas áreas de saúde, saneamento básico, segurança, rodovias, entre outras.
Vila do Café é distrito de Encruzilhada, e sempre vem sofrendo com o descaso de políticos e governantes.
Depois de apresentado pelo senado o projeto de lei que regulamenta o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios à presidente Dilam Rousseff , o projeto foi vetado pele mesma, causando grande decepção por todo o País.
E em protesto ao veto da presidente, moradores de Vila do Café resolveram fechar no dia 31/03/2014 a BR 116, em Encruzilhada, o protesto começou por volta das 8h30min e foi até às 11h30min.
Durante o protesto foram queimados pneus na BR impedindo o transito de caminhoneiros e viajantes, causando um grande congestionamento.