Hospital das Clínicas recebe nova iluminação
Iniciativa da Cemig vai beneficiar milhares de pacientes e profissionais da saúde
A Cemig concluiu mais uma importante entrega dos projetos aprovados na Chamada Pública de Eficiência Energética de 2019. A companhia investiu quase R$ 715 mil na substituição de mais de 16 mil lâmpadas ineficientes por outras de LED no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (HC). Com a ação, a expectativa de redução anual no consumo de energia elétrica da instituição é de 622,22 MWh e a diminuição da demanda no horário de ponta de 159,25 kW, economia bem-vinda em tempos de crise hídrica.
A engenheira de Eficiência Energética da Cemig, Aline Pimenta, destaca que a iniciativa vai beneficiar pessoas de todo o estado, já que o hospital é referência e recebe grande número de pacientes e profissionais de saúde. “Com a modernização da iluminação e a implantação de novas tecnologias, buscamos ampliar o conforto nas dependências do HC. Além disso, a economia gerada na conta de energia vai permitir que o hospital possa destinar mais recursos para outras áreas da saúde e beneficiar ainda mais a população”, explica.
Ainda segundo Aline Pimenta Martins, a Chamada Pública de Eficiência Energética cumpre o papel de democratizar o acesso a iniciativas que têm como foco a preservação de recursos naturais e energéticos. “O processo de seleção de projetos é uma oportunidade para os clientes da Cemig realizarem melhorias em suas instalações ao mesmo tempo em que reduzem o consumo de energia. Dessa forma, os recursos economizados podem ser revertidos em benefícios e investimentos em outras áreas de maior necessidade da instituição contemplada”, avalia a especialista.
A Chamada Pública de Eficiência Energética ocorre anualmente desde 2015 e integra as iniciativas do Programa de Eficiência Energética da Cemig, que é regulado pela Aneel, e tem como objetivo fomentar o uso racional de energia elétrica e reduzir o desperdício de recursos naturais e energéticos, bem como o uso seguro da energia. Ao todo, já foram aprovados 87 projetos que beneficiam, principalmente, prefeituras e serviços públicos, como universidades e hospitais.
Eficiência Energética
Somente no ano passado, o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig investiu cerca de R$ 50 milhões em diversos projetos no estado. Um dos principais focos é combater o desperdício de energia elétrica por meio da substituição de equipamentos obsoletos por outros mais modernos, entre outras iniciativas.
Além da Chamada Pública de Eficiência Energética, o PEE possui outros cinco subprogramas: Cemig nas Cidades, Cemig nos Hospitais, Cemig no Campo, Cemig nas Escolas e o Cemig nas Comunidades.
Dessa forma, a empresa atua na substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes e na instalação de usinas fotovoltaicas, além de difundir orientações sobre o uso correto e sustentável da energia elétrica. Cada subprograma tem seu público específico e os detalhes podem ser conferidos no Portal Cemig.