O WhatsApp ficou fora do ar em muitos países nesta segunda-feira (4). Essa falha tem gerado prejuízos aos empreendimentos e usuários que dependem do aplicativo de mensagens para vender seus produtos ou serviços. Outras redes, como Instagram e Facebook, também foram afetados.

Essa falha gerou transtornos a empresas e usuários que dependem das redes. O termo WhatsApp se tornou o primeiro nos Trending Topics do Twitter no Brasil por volta das 12h50. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, que segue no ar, passou a ser o segundo mais comentado.

Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil e, para o Facebook, 5 mil.

Sobrecarga no setor de suporte

Uma empresa que presta serviço de provedor de internet no Vale do Aço e Governador Valadares relatou que a queda das redes aumentou, significativamente, o número de atendimentos no setor de suporte.

"Imediatamente após a queda das redes sociais, registramos um aumento significativo de ligações em nosso suporte técnico. Isso é um comportamento muito comum em nosso setor, mesmo que a queda não seja direcionada ao nosso circuito", explicou Alison Soares, que trabalha no setor de atendimento ao cliente.
Ele ainda disse que muitos clientes ligam para a empresa para obter uma solução ou se informar do ocorrido. "É comum vermos o aumento de até o triplo da quantidade de ligações recebidas durante o dia, devido à falha das redes sociais", afirmou.

'Deixei de inserir dois contratos'

 

Glauder Campos trabalha com venda de veículos em uma concessionária e usa o WhatsApp para receber as documentações dos clientes para finalizar a venda.

“Deixei de inserir dois contratos, pois não consegui receber as documentações com o aplicativo fora do ar. Fora o reajuste, que pode ocorrer de um dia para o outro e perder a venda”, disse.
Glauder ainda reforça como o aplicativo tem sido importante e essencial para o mercado.

 
“Pela eficiência e rapidez da informação, estamos cada vez mais dependentes do aplicativo, sem contar as ferramentas atribuídas a ele, como foto, digitalização, áudio, vídeos, catálogo. Essa pane no sistema é o suficiente para atrapalhar na decisão de um cliente, o que afeta diretamente na negociação ou que permite uma ação do concorrente. Para não sermos ainda mais prejudicados, o jeito é trabalhar ainda mais com ligações, e-mails, SMS”, concluiu.

'Muitos clientes ficaram sem ser atendidos'

Delvana tem uma loja de roupas femininas em Governador Valadares, no bairro Vila Bretas. Ela usa o WhatsApp e o Instagram para enviar seus produtos para os clientes. Apesar de também ter uma loja física, a maioria das vendas é feita online.

"Hoje [segunda-feira], ficou impossível trabalhar por causa da falha da internet! Clientes ficaram sem ser atendidos. Trabalho muito com grupo de transmissão pelo WhatsApp e Instagram. Posto muito no Instagram, usando todas as possibilidades possíveis", explicou.
Delvana ainda conta que já chegou a fazer 10 vendas por dia nas redes. "É muito relativo. Têm dias bons, que são feitas de 4 a 5 vendas, e tem dias ótimos. Já cheguei a fazer 10 vendas online em um dia", concluiu.

Um dia sem trabalhar

Tauana Felizarda tem mais de 220 mil seguidores no Instagram. Ela trabalha como influenciadora digital e tinha uma agenda para cumprir nesta segunda-feira. Entretanto, a falha fez com que ela perdesse o dia de trabalho.

"A falha no Instagram afetou diretamente ao meu dia de trabalho. Estava programada para atender algumas empresas, bem como realizar algumas postagens no reels e no feed. Sendo assim, as empresas tiveram que mudar a data da entrega do produto", contou Tauana.
A influencer disse ainda que a queda do WhatsApp atrapalhou a comunicação com os clientes e voltou a fazer ligações telefônicas que, segundo ela, têm sido pouco utilizadas.

"Por causa da queda do servidor, o envio das mensagem no WhatsApp também foi interrompido e fez com que a comunicação fosse diretamente afetada com os meus clientes e os possíveis clientes que entram em contato diariamente. Sendo assim, para tratar de urgências fizemos o uso da ligação telefônica que tem sido pouco utilizada, após a dominância das mensagens do WhatsApp no setor de comunicação da minha empresa", concluiu.

O que dizem as redes?
Ao g1, o Facebook informou que está investigando o motivo dessa instabilidade. No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.

 
E o Instagram tuitou: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.