Congresso derruba veto de Bolsonaro e 81 município mineiros serão incluídos na área da Sudene
Lei com inclusão dos municípios será promulgada em 48 horas. Autoridades regionais comemoram a derrubada do veto presidencial.
O Congresso Nacional votou e derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que inclui 81 municípios mineiros na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), nesta segunda-feira (27).
Com isso, os municípios que serão incluídos na área da Sudene vão poder contar com políticas de desenvolvimento regional específicas, incentivos fiscais e acesso ao Fundo de Desenvolvimento do Nordeste.
A lei com inclusão dos municípios deve ser promulgada em até 48 horas.
Autoridades regionais comemoram
A derrubada do veto presencial foi comemorada por empresários e políticos que representam a região no Congresso.
Jackson Lemos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACEGV), definiu a decisão como histórica para a região.
“A chegada da Sudene abre as portas para o desenvolvimento econômico. Agora nossa capacidade de atração de novas indústrias para se instalarem aqui será muito maior, pois podemos oferecer tratamento diferenciado através de benefícios fiscais. O trabalho só está se iniciando, nosso próximo passo é conquistar novos investidores através de um plano de atração focado e moderno”.
O prefeito de Governador Valadares, André Merlo, também comemorou a inclusão da cidade na área da Sudene.
“Esse vai ser o divisor de águas para o nosso desenvolvimento econômico e social. Vamos de agora para frente trabalhar para trazer o Banco do Nordeste, trazer financiamentos, acesso a incentivos fiscais, será outra realidade, inclusive de geração de empregos na nossa região”.
O deputado estadual Hercílio Coelho Diniz destacou a derrubada do veto presidencial como um passo importante, que deve ser seguido por novos esforços em prol da região.
“Essa inclusão vai proporcionar a esses municípios uma oportunidade de desenvolvimento muito grande. Precisamos agora unir com os governos federal, estadual e municipais para fazer obras estruturantes que se fazem necessárias para receber empreendimentos vultosos, que vão gerar os empregos e a riqueza que precisamos. É um dia de muita festa, mas vamos dar sequência ao intenso trabalho”.
Cidades que serão incluídas na área da Sudene