VALE DO JEQUITINHONHA: Hospital de Capelinha recebe nove leitos de UTI
Hospital São Vicente de Paulo atende a população capelinhense e outros municípios circunvizinhos
O presidente da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo (FHSVP), Nicodemos Evaristo, anunciou na sexta-feira (24/7/2020) que nove leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão implantados no Hospital de Capelinha (MG). A unidade de saúde atende a população capelinhense e de outros municípios circunvizinhos.
De acordo com Evaristo, a Fundação apresentou projeto de implantação dos leitos em parceria com a Prefeitura e obteve aprovação junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Uma equipe de profissionais da cidade de Diamantina, especializada em CTI (Centro de Terapia Intensiva), esteve em Capelinha na semana passada e concluiu que as instalações recém-inauguradas atendem aos requisitos para a implantação pleiteada.
Ainda segundo o presidente da FHSVP, com a aprovação do Governo, foi iniciada a aquisição de equipamentos faltantes e organização da lista de medicamentos necessários, que já está em processo de licitação. A entidade também está montando a equipe específica para trabalhar no CTI.
“Dentre os equipamentos, o mais requisitado (respirador) está a caminho de Capelinha, vez que o lote foi adquirido em Santa Catarina. Os equipamentos deverão chegar até o final da próxima semana e a intenção é colocar o CTI à disposição de nossa região em no máximo 30 dias”, informou Nicodemos Evaristo.
Investimento da Prefeitura
A Prefeitura de Capelinha informou por meio de nota, no dia 18/7, que serão investidos cerca de R$ 1,4 milhão para criação dos leitos de UTI. Segundo o município, o recurso será destinado para a aquisição de equipamentos e custeios. O valor poderá aumentar conforme a necessidade.
“Trata-se de um ganho muito grande para nossa cidade, pois estes leitos poderão permanecer à disposição da população mesmo após a pandemia da Covid-19”, informou o Executivo Municipal.