Como fazer e preparar cimento?
Veja nosso guia completo!
Você sabe como fazer cimento? O material é um dos principais produtos colantes de piso, serve para o reboco de paredes e nos últimos anos, até, tem se tornado comum em pavimentos “crus”, sem nenhum outro revestimento. Com tantas utilizações assim, é fundamental saber como preparar a mistura.
Antes de tudo, é importante dizer que o cimento é um único produto. Um pó cinza, um aglomerante hidráulico. Ele pode ter origem argilosa, calcária, ferruginosa ou silicosa. Sozinho, o cimento é bem pouco utilizado.
Na verdade, ele geralmente é misturado a outros componentes, como a água, areia e pedras. Essa mistura dá origem ao concreto, a massa também popularmente chamada de cimento. Também é comum conhecerem o concreto por argamassa.
Neste texto, você vai poder descobrir os vários tipos de cimento. Também listamos o modo de fazer de cada um, e as indicações do concreto para as mais diversas construções. Acompanhe!
Tipos de cimento
A principal classificação do cimento é feita com base na sua função. Isso significa que um cimento com função colante é diferente daquele utilizado para o reboco da parede. As mudanças são percebidas na proporção de materiais de cada mistura e, por vezes, até nos tipos de materiais utilizados para a produção da argamassa.
Argamassa de alvenaria
Um concreto de alvenaria é o utilizado para revestimentos impermeáveis, e também pisos. Ele consegue prevenir infiltrações e danos à estrutura do imóvel, e por isso é bastante comum. Para produzir essa argamassa, o responsável pela obra mistura uma porção de cimento para cada três de areia. A massa também recebe aditivo impermeabilizante.
Proporção:
- 1 porção cimento
- 3 porções de areia
Concreto colante
Um cimento colante tem grande poder de fixação, e é bastante utilizado em grandes obras. Grandes inclusive na altura, já que a segurança desse concreto impede que partes da edificação se soltem e causem acidentes. É preciso comprar o produto pronto. Ele é vendido como uma argamassa de alta performance.
Emboço
Na hora de produzir o emboço, é preciso misturar uma porção de cimento, duas de cal e oito de areia. Este tipo de concreto é o ideal para nivelamento de paredes irregulares. Os tijolos dessas paredes podem tanto ser maciços, quanto furados.
Proporção:
- 1 porção de cimento
- 02 porções de cal
- 08 porções de areia
Blocos de concreto
Blocos de concreto têm se tornado cada vez mais comuns nas construções, pois são autoportantes. Ou seja, uma edificação deste tipo não precisa contar com vigas e pilastras. Afinal, os blocos suportam sozinhos todo o peso do imóvel. Eles são fabricados por meio de uma porção de cimento para cada seis porções iguais de areia.
Proporção:
- 01 porção de cimento
- 6 porções de areia
Alvenaria de elevação
Chama-se de alvenaria de elevação o cimento o utilizado para o assentamento de tijolos de muros e edificações mais altas. Sua mistura conta com uma porção de cimento, duas de cal e sete de areia. No caso do assentamento de blocos de concreto, a receita leva uma porção de cimento para cada seis porções de areia.
Proporção:
- 1 porção de cimento
- 06 porções de areia
Chapisco
Os chapiscos são conhecidos por “arranhar” a pele quando um indivíduo desavisado encosta na parede. Além dessa função decorativa, porém, ele também é muito utilizado para aumentar a aderência da superfície. Para produzi-lo, o pedreiro mistura uma porção de cimento para cada três porções de areia.
Proporção:
- 01 porção de cimento
- 03 porções de areia
Reboco
Na hora de fabricar o reboco, é preciso usar uma porção de cimento, nove porções iguais de areia e duas porções iguais de cal. A massa é fina e geralmente utilizada para o acabamento das paredes.
Proporção:
- 01 porção de cimento
- 09 porções de areia
- 02 porções de cal
Manter o cimento bem cuidado é algo que só precisa ser feito quando a superfície não recebe nenhum outro tipo de revestimento. Por exemplo: quando a parede não é pintada, ou quando o chão é deixado rústico. Nessas situações, é ótimo poder dizer que as superfícies não acumulam muitas sujidades. Afinal, elas são lisas.
Em todo o caso, é possível fazer a limpeza do espaço com o uso de água e sabão neutros. Não é interessante utilizar produtos abrasivos, pois eles podem “machucar” a superfície. Caso o consumidor deseje manter o brilho da parede ou piso, é possível aplicar cera líquida ou verniz. Essa aplicação deve ser feita a cada 5 meses.