MINAS GERAIS: Aulas na rede estadual são suspensas de 18 a 22 de março
O objetivo da paralisação é concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão
Em decreto publicado pelo governador Romeu Zema neste domingo (15) foi anunciado recesso escolar a partir da próxima quarta-feira (18), em todas as escolas da rede estadual. A medida vale até o dia 22 de março.
Ainda segundo o governo do Estado, o intuito da paralisação de atividades é o de concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão.
Conforme orientação da Secretaria de Saúde, a retomada das aulas será no dia 23 de março. Também já existe movimento de paralisação, em decorrência do coronavírus, em unidades federais e particulares.
O governo ressaltou que ainda não existe situação de contágio comunitário em Minas Gerais até o momento e todas as medidas são no sentido de minimizar os impactos futuros da pandemia. "A medida está em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde para combater a disseminação do Covid-19 no país".
Situação de emergência
Na última sexta-feira (13), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) decretou Situação de Emergência em Saúde Pública no estado como uma das ações de preparação para assistência a pacientes com coronavírus.
Entre as medidas previstas está a dispensa de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais.
O decreto também oficializa a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas), coordenado pela SES-MG, para monitoramento e estudo dos casos, além da atuação na tomada de decisões e organização das ações de enfrentamento.