BELO ORIENTE: Manifestantes se reúnem para protestar contra a Fundação Renova
Entidade, criada para reparar os danos causados pelo acidente da Vale em Mariana, não estaria dando assistência aos moradores afetados pelo desastre
Um grupo de pessoas faz um protesto nesta segunda-feira (30) em Cachoeira Escura, Distrito de Belo Oriente (MG). Eles alegam falta de assistência da Fundação Renova, que representa as empresas Samarco e a Vale, é responsável pelas indenizações para os moradores afetados pelo rompimento da barragem em Mariana, em novembro de 2015.
O protesto acontece de forma pacífica em frente a dois escritórios da Fundação Renova, na Rua Presidente Tancredo Neves.
“Estamos com os nossos direitos sonegados pela Fundação Renova. Eles estão negando o pagamento, dão prioridade para pagar outros municípios primeiro, sendo que gente foi atingido direto. O Rio Doce passa dentro da nossa cidade, as cidades que eles estão arcando primeiro, o Rio Doce passa longe”, disse Josué Santos, um dos manifestantes.
Sobre a Fundação Renova
Criada em 2016, a Fundação Renova é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a reparação de danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana. A lama de rejeitos que vazou da estrutura atingiu o Rio Doce, prejudicando diversas cidades de Minas Gerais e Espírito Santo, que dependem do rio.
A Renova é o resultado de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado pela Samarco e pelas suas donas, Vale e BHP Billiton, e por autoridades e representantes de governos estaduais, federal e autarquias.