Radiofrequência facial: conheça esse procedimento que promove o rejuvenescimento do rosto
Entenda como funciona o procedimento e tire suas principais dúvidas sobre o assunto
Quem não quer ter um rosto mais bem cuidado e com aparência mais jovem? Se livrando das rugas, linhas de expressão, cicatrizes e flacidez local?
A radiofrequência é uma opção simples para quem deseja manter o rosto esteticamente bonito, melhorando o contorno geral da face.
Pronta para saber mais sobre o assunto? Confira a leitura até o fim!
O que é radiofrequência facial?
A radiofrequência facial é um dos tratamentos estéticos promissores para o combate à flacidez do rosto, sendo eficaz na eliminação de rugas, gordura localizada e linhas de expressão. Ela pode ser realizada em qualquer região do rosto, mas existem áreas específicas que promovem resultados mais efetivos.
Como é feito o procedimento?
A radiofrequência é feita por meio de um aparelho que é capaz de elevar a temperatura da pele e do músculo até os 41 graus (acima da temperatura corporal normal), emitindo ondas eletromagnéticas.
Tal aumento de temperatura estimula a produção de mais fibras de colágeno e elastina, contraindo o colágeno já existente e dando mais firmeza e sustentação para o rosto. Geralmente os aparelhos mais utilizados e mais eficazes costumam ser o Spectra e o Vanquish.
A pessoa costuma ficar deitada em uma maca e o profissional espalha um gel específico para deslizar o equipamento com movimentos circulares sobre a região, controlando a temperatura local. Ao final do procedimento, o gel é retirado e a pele é limpa.
Existe também um tipo muito comum de radiofrequência facial que se chama “radiofrequência fracionada”. O procedimento varia um pouco do citado anteriormente, realizando emissão de pequenos jatos em vez de movimentos deslizantes sobre o rosto. Além disso, o aparelho pode atingir temperaturas maiores, de até cem graus.
Ele também pode ser utilizado para a gordura localizada pois a elevação da temperatura rompe as membranas das células de gordura, eliminando-as do tecido e do corpo.
Apesar do procedimento costumar ser simples, é indicado que você sempre procure um profissional especializado (como fisioterapeutas ou esteticistas) para resultados mais eficazes.
Número de sessões necessárias:
As sessões costumam ser rápidas, levando cerca de trinta minutos, sendo que o número de sessões varia bastante conforme a pele e os objetivos de cada paciente.
Quanto mais sessões a pessoa fizer, melhores os resultados obtidos. Os primeiros sinais de melhora já podem ser observados nos primeiros dias após a realização da primeira sessão, sendo um resultado bastante progressivo conforme o tratamento vai dando continuidade.
Em geral, já é possível notar melhoria das linhas de expressão já na primeira sessão, e melhora do quadro de rugas a partir da quinta sessão. No caso da radiofrequência fracionada, resultados costumam aparecer após a terceira sessão.
Para quais regiões do rosto ela é indicada?
As regiões faciais especialmente indicadas para o procedimento são ao redor dos olhos e da boca, maçãs do rosto, testa, queixo e papada, que são regiões com maiores rugas, linhas de expressão e flacidez aumentada.
Além de combater esses aspectos indesejáveis, também pode ser indicada para melhorar o contorno do rosto, deixando as extremidades ósseas mais evidentes e firmes, realçando sua anatomia.
Por que a radiofrequência é indicada para o rosto?
A radiofrequência facial promete rejuvenescer todo o rosto. Confira a lista de benefícios desta técnica para toda a face:
- Diminuição das rugas;
- Combate à flacidez;
- Promove maior sustentação, firmando o local;
- Reorganização das fibras de colágeno e elastina, promovendo maior qualidade, consistência e aparência da pele;
- Melhora da circulação da região;
- Revigora e hidrata a pele;
- Aumenta a oxigenação;
- Acelera o metabolismo, eliminando as toxinas;
- Melhora a aparência de cicatrizes;
- Combate a gordura localizada que pode existir na papada.
Quais são as complicações do procedimento?
Os riscos estão relacionados com a possibilidade de queimaduras na pele, sobretudo pelo mal-uso do equipamento e de sua elevada temperatura, por isso a importância de realizá-la com um profissional qualificado que entenda bem sobre a técnica que está realizando.
O profissional sempre deve conferir a temperatura local para que ela não passe da recomendada, evitando o sobreaquecimento e risco de queimaduras na região.
É importante também entender que existe o risco de a pessoa não ficar satisfeita com os resultados por não entender bem suas expectativas finais. Cabe ao terapeuta explicar como funciona o procedimento, os resultados esperados e que às vezes podem ser necessárias várias sessões para um resultado mais proveitoso (sobretudo em pele já mais flácidas, envelhecidas e enrugadas).
Quais são as contraindicações?
Qualquer pessoa (tanto adolescentes quanto adultos) que tenham a pele íntegra, podem realizar o procedimento, desde que não apresentem nenhum desses quadros:
Estar com períodos febris;
- Estar grávida;
- Se tiver algum processo de ferida ou infecção ativa no rosto;
- Fazer uso de remédios para a circulação sanguínea;
- Possuir alterações na sensibilidade do rosto;
- Realizando processo de quimioterapia ou similar;
- Possuir doenças relacionadas com o colágeno, como propensão a formação de queloides;
- Possuir diabetes ou hipertensão arterial;
- Possuir prótese metálica na região;
- Ou alguma outra contraindicação médica específica.
A radiofrequência pode ser feita em outras partes do corpo?
Sim! A radiofrequência é muito realizada em outras partes do corpo, como: barriga, culote, flancos e braços.
Além de promover todos os benefícios citados para a área do rosto, ela é capaz de:
- Combater a celulite por meio da melhora na firmeza da pele;
- Queima da gordura localizada;
- Redução geral da flacidez e celulite;
- Rejuvenescimento e melhora no aspecto da pele, incluindo cicatrizes.
Por este motivo, é uma excelente opção de tratamento para quem deseja alcançar melhores resultados estéticos sem comprometer a saúde com procedimentos muito invasivos.
Outros aspectos importantes
A radiofrequência é uma excelente opção para quem deseja aumentar a autoestima, o bem-estar e a estética por meio do rejuvenescimento facial.
Como qualquer procedimento estético, procure sempre um profissional qualificado que possa te passar confiança na realização da técnica, evitando queimaduras e frustrações.