A Prefeitura de Ipatinga deu início a etapa de demarcação das ruas para a implantação do estacionamento rotativo digital no município. Serão três mil vagas dos estacionamentos rotativos em vias públicas na cidade. Em um primeiro momento, as marcações serão feitas no Centro, onde existem 1.430 vagas. Em seguida, o serviço será ampliado para os bairros Canaã, Horto e Cidade Nobre.

“O objetivo principal é democratizar o acesso às vagas, fazer de maneira ordenada e segura que os usuários possam estacionar seus veículos nos centros comerciais de Ipatinga”, declarou o Tayrone Lagares, diretor do Departamento de Transporte e Trânsito de Ipatinga.

A fiscalização se dará por um mecanismo de leitura das placas dos carros que estiverem ocupando vagas no estacionamento rotativo. “Em relação a fiscalização, os monitores vão estar equipados com equipamentos que fazem as leituras das placas e vão encaminhar as imagens para uma central de videomonitoramento, em que o agente vai podar lavrar os autos de infração”, explicou o diretor.

A regulamentação das vagas está prevista para ser concluída no dia 11 de fevereiro. A empresa responsável pelo serviço está cadastrando ruas e vagas no software da plataforma. Após essa etapa, será realizado o teste do estacionamento rotativo digital por 30 dias, quando toda a população poderá baixar o aplicativo para adquirir os tickets, ou comprá-los através de lojas credenciadas ou com monitores.

O custo do ticket será R$2 por hora. Enquanto o aplicativo estiver sendo testado, o usuário poderá fazer uso do serviço sem custo.


Vagas serão monitoradas pela prefeitura — Foto: Reprodução/Inter TV dos ValesVagas serão monitoradas pela prefeitura — Foto: Reprodução/Inter TV dos Vales