A partir do início de janeiro deste ano, a Polícia Militar vem intensificando o policiamento nos bairros de maior incidência criminal em Almenara/MG com a implantação da Base Comunitária Móvel. Segundo o Ten Cel Scheffer, Comandante do 44º BPM, agora os moradores terão mais uma opção rápida de atendimento e poderão optar em ligar 190 ou simplesmente deslocar até a Base Comunitária Móvel.

 Ainda segundo o Comandante, diversos moradores percorriam grandes distâncias para chegar até ao quartel da PM apenas para tirar duvidas, pois tinham receios de ligar 190. A Base Comunitária Móvel é um veículo tipo Van com uma sala adaptada em seu interior para confecção de REDS (antigo Boletim de Ocorrência- BO).

Um grupo de policiais militares são empregados na Base. Uma dupla de policiais realizam o atendimento na viatura, enquanto a outra dupla realiza patrulhamentos em motos ou bicicletas nas imediações do local. A Base Comunitária fica instalada em pontos de maior necessidade da presença policial ou em áreas de maior incidência criminal.

Instalada durante apenas duas semanas no mês de janeiro, a Base Comunitária Móvel reduziu em 17,5% os crimes no bairro São Pedro (Tola) em todo o mês de janeiro comparados os mesmos período do ano passado (Dados obtidos através do sistema REDS da P3 do 44ºBPM). A Base Comunitária agora esta instalada no Bairro Planalto (Vila Serrana). 

Nas fotos abaixo mostra a Base Comunitária Móvel instalada no Bairro Planalto (Vila Serrana).


,Base é instalada em pontos estratégicos com maior visibilidade e contato com a comunidade.

 

Instalada em locais distantes do Quartel da PM com o objetivo de potencializar o policiamento e para um atendimento da PM ainda mais rápido e eficiente.

 

Além da viatura com uma sala adaptada em seu interior para registros de Ocorrência Policiais, a viatura ainda possui uma dupla de policiais em bicicletas ou motos realizando patrulhamento nas proximidades.

Policiamento comunitário aproxima a Comunidade à Polícia Militar.