Durante o mês de março acontece em Governador Valadares um mutirão para implantação de dispositivos intrauterinos (DIU) de cobre em mulheres cadastradas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O método contraceptivo não faz uso de hormônios e tem eficácia de até 10 anos.

Neste mês, a ação contemplará mulheres que fizeram o exame preventivo entre os meses de fevereiro e dezembro de 2018. “A seleção será feita da seguinte maneira: Teremos uma livre demanda, pacientes entre 18 e 40 anos tem que nos procurar com o preventivo atualizado com menos de 12 meses. O procedimento é muito simples, ambulatorial e não precisa de anestesia”, explica a enfermeira da Policlínica de Governador Valadares, Rúbia Magna.

As interessadas no procedimento devem procurar a Policlínica Central nos dias 6, 7, 11, 14, 15, 18, 22, 25, 28 e 29 de março às 15h, para realizar o planejamento familiar. As pacientes passarão por orientação em grupo, atendimento individual e estando aptas, agendamento médico.

Para o procedimento é necessário levar o resultado do exame preventivo, RG e cartão SUS. A partir do dia 1º de abril os agendamentos voltarão a ser feitos na recepção da Policlínica Central, situada na Rua São João, 228, no Centro de Governador Valadares.

Quem pode usar o DIU
Segundo o Ministério da Saúde, este método contraceptivo tem uma eficácia de 99,3%. Mulheres jovens e adolescentes acima de 14 anos, mulheres que não tiveram filhos ou mulheres que estejam amamentando podem utilizar o DIU de cobre.

Quem tem má-formação no útero ou possui sangramento anormal não deve usar o dispositivo, diz o Ministério. Mulheres com infecções devem tratar a condição antes de inserir o DIU.