Vereador Nata CDN visita Barragem Rancho de Casca em Pedra Azul
Durante o encontro com representantes da Mineradora Grafite, vereador solicita da empresa um plano de contingência além dos 10 km da responsabilidade da mesma, demonstrando assim toda sua preocupação com os proprietários rurais que residem ao longo do córrego São Francisco, primeiro manancial que sofreria com os rejeitos de uma tragédia.
Não é por acaso que o Vereador Nata da CDN tem marcado seu mandato com defesas brilhantes em prol dos moradores do campo como também fervoroso defensor do meio ambiente. Ele faz parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e também do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA), sendo conselheiro representante do Legislativo Almenarense nos dois órgãos.
Presente em todas as reuniões e encaminhamentos do CMDRS e CODEMA, o Vereador Nata da CDN se destaca pelo bom senso nas resoluções de várias demandas. Por exemplo, na visita realizada na Nacional de Grafite, dia 1° de fevereiro, o Vereador fez indagações interessantes e pertinentes aos diretores da empresa a despeito da Barragem Rancho de Casca, a qual vem causando alvoroço em decorrência da tragédia ocorrida em Brumadinho, quando dezenas de vidas foram perdidas devido à falta de prevenção.
Durante a audiência com diretores da Grafite, o Vereador Nata da CDN foi muito objetivo e exigente, ao solicitar da empresa um plano de contingência além dos 10 km da responsabilidade da mesma, demonstrando assim toda sua preocupação com os proprietários rurais que residem ao longo do córrego São Francisco, primeiro manancial que sofreria com os rejeitos de uma tragédia.
Além de representar a Câmara Municipal de Almenara na visita à Barragem Rancho de Casca, o Vereador Nata da CDN fez questão de destacar durante a reunião que também representava naquela ocasião o CMDRS e o CODEMA, e que
“a Grafite será convocada a dar explicações mais detalhadas e pormenorizadas sobre dados técnicos, uma vez que “não queremos aqui, mesmo que não se tenham riscos iminentes, tragédias como as ocorridas em Mariana e Brumadinho.”
A propósito, na reunião de hoje, 4 de fevereiro, do CODEMA, o Vereador Nata da CDN abordou o assunto com os demais conselheiros, já fazendo encaminhamentos para que se realize uma vistoria técnica à Barragem Rancho de Casca e uma reunião emergencial com Diretores da Grafite em Almenara.
Para o Vereador Nata da CDN:“serão feitos, urgentemente, os encaminhamentos protocolares, necessários para que os ribeirinhos do São Francisco, bem como os habitantes de Pedra Grande e Almenara não corram nenhum risco de verem suas casas e propriedades rurais inundadas com rejeitos da Barragem da Grafite. E, para tanto, todos os esforços serão promovidos neste sentido.”