A Grande Belo Horizonte já registrou chuva na manhã desta segunda-feira e o tempo segue instável. A chuva pode retornar a qualquer momento ao longo do dia, podendo ser forte e com presença de raios. Essa condição de tempo vale para região metropolitana de Belo Horizonte, inclusive em Brumadinho, onde acontecem os trabalhos de resgate das vítimas e desaparecidos no rompimento da Barragem de Mina Córrego do Feijão.   

A presença da frente fria e uma mudança na circulação dos ventos vão manter alta as condições para mais chuva na região de Brumadinho e na Grande Belo Horizonte nesta terça-feira (5). O tempo fica fechado e chuva aumenta, com alerta para temporais, o que pode complicar os trabalhos dos bombeiros, avisam os meteorologistas.   

A semana toda vai ser de bastante instabilidade com muitas nuvens, alguns períodos de sol e chuva em vários momentos. Há previsão de chuva para a região de Brumadinho e risco para mais chuva forte pelo menos até a sexta-feira (8). 

A semana também será chuva em outras áreas do estado de Minas Gerais. Nesta segunda-feira, a chuva acontece com maior frequência e volume no sul de Minas, na Zona da Mata e no Triângulo Mineiro. O sol aparece forte, mas a partir da tarde também ocorrem pancadas de chuva com raios no norte de Minas Gerais e no Vale do Rio Doce. 

Ao longo da semana a instabilidade tende a aumentar e a expectativa é de que todas as áreas de Minas Gerais recebam chuva. Deve voltar a chover em áreas que estão muito secas como o norte de Minas, os Vales do Rio Doce e Jequitinhonha. O forte calor também tende a diminuir com o aumento das nuvens e retorno das pancadas de chuva.