O Grupo de Teatro Universitário de Patos de Minas (Tupam) recebeu cinco indicações e conquistou dois prêmios durante o V Festa (Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Araçuaí), realizado entre os dias 20 a 26 de janeiro, na mesorregião do Vale do Jequitinhonha.

Com uma temática que homenageava o dramaturgo carioca João das Neves, falecido no último dia 24 de agosto de 2018, o evento realizado pela Companhia de Teatro Ícaros do Vale contou com dezenas de apresentações teatrais.

O Tupam participou da modalidade de palco com a peça “O Homem que não sabia sorrir”, encenado por Brendha Lopes, Humberto Alves, José Vitor Braga, João Gabriel Sodré, Marcella Melgaço, Marcello Freitas Soares, Melissa Alves, Paula Fernanda Mota, Paulo Henrique Fernandes da Silva, Renata Estevam, Sérgio Gabriel Brito e Talita Barcelos.

E na categoria de rua, também encenaram o espetáculo “Escola de Mulheres”, que conta com o mesmo elenco, com exceção de João Gabriel Sodré, Melissa Alves e Paula Fernanda Mota e

com a adição do ator Mikael de Melo. Ambas as peças foram dirigidas por Consuelo Nepomuceno e tiveram a cenografia realizada por Marcos Nepomuceno.

“Escola de Mulheres” recebeu a indicação de Melhor Espetáculo de Rua e “O Homem que não sabia sorrir” recebeu indicações por Melhor Iluminação e Trilha Sonora, cujas canções foram compostas por Marcello Freitas Soares e Luiz Salgado, e arranjadas pelo tecladista Paulo Henrique Fernandes da Silva.

A atriz Marcella Melgaço foi indicada ao prêmio de Melhor atriz coadjuvante e Marcello Freitas Soares foi indicado ao de Melhor ator coadjuvante. Por fim, a peça “O Homem que não sabia sorrir” venceu o prêmio de Melhor Figurino e Melhor Cenografia.

Além de receber o troféu de Melhor Cenografia, Marcos Nepomuceno também foi o responsável pela criação dos troféus que foram entregues durante o V Festa. Eles foram confeccionados em Patos de Minas pelos fundidores Marlus Vinícius e Wagner Correia.

Diretor do grupo Centro de Formação das Artes do Palco Primeiro Ato, que também participou do festival com a peça de rua “A Princesa Diva Adivinha”, Marcos ressaltou a importância e dificuldade da realização de festivais de teatro, em um emocionado discurso.

Marcado pela despedida, o espetáculo “A Princesa Diva Adivinha” foi encenado pela última vez pelo elenco composto por Anna Luísa Sousa Borges, Arlley de Brito, Clara Araújo Caixeta Vieira Lima, Eduarda Ferreira, Gustavo D’Avila, Luís Fellipe Borges Braga, Melissa Alves, Maria Antônia Almeida, Vinícius de Paula Bicalho, Vitória Vita, Sérgio Gabriel Brito e Yasmin Marcelle.