Famílias de baixa renda, que fazem parte de programas do Governo Federal e possuem o Cadastro Único (CadÚnico), devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Coronel Fabriciano para verificarem se possuem o direito aos benefícios do Banco de Alimentos do município.

Para os interessados em fazer parte do programa, que distribui cestas básicas, é preciso apresentar documentos pessoais e passar por uma análise da assistência social, onde será verificada a situação de insegurança alimentar ou de vulnerabilidade social.

“A questão da vulnerabilidade social ela é muito ampla. É uma perícia que faz para a família ter acesso, passa por uma avaliação da equipe do Cras, por que as vezes pode ser a questão de um desemprego, algum adoecimento na família e vai ser avaliado no atendimento para o encaminhamento", explica a coordenadora do Banco de Alimentos, Elaine Cristina Miranda.

Segundo a coordenação, o Banco de Alimentos pode atender até 200 famílias. Atualmente, em média, o banco recebe duas toneladas de alimentos por semana e as famílias atendidas podem ser beneficiadas até conseguir sair da situação de insegurança alimentar ou de vulnerabilidade social. Atualmente 90 famílias são beneficiadas pelo programa. O Banco funciona na Rua Açaí, 250, Bairro Floresta.

Documentos necessários
Para dar entrada no pedido de assistência do Banco de Alimentos, é preciso levar ao Cras:

  • RG
  • CPF
  • Título de eleitor
  • Carteira de trabalho
  • Certidão de nascimento ou casamento