Primeiro LIRAa de 2019 aponta índice de 3,6% em Ipatinga
Levantamento foi realizado entre os dias 7 e 11 de janeiro e apontou aumento de 56% em relação à última amostragem em outubro de 2018.
A Prefeitura de Ipatinga divulgou, nessa quinta-feira (17), o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2019. Os dados foram coletados entre os dias 7 e 11 de janeiro em mais de quatro mil imóveis e apontou um índice de 3,6% de infestação do mosquito que é transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O número é 56% maior que do último LIRAa realizado em outubro de 2018, que apontava infestação de 2,3%.
O Ministério da Saúde considera estado de alerta quando o percentual está entre 1% e 3,9%; quando o número é igual ou superior a 4%, é considerada situação de surto. A prefeitura de Ipatinga explicou que o crescimento está relacionado ao período chuvoso e o clima quente.
Focos do mosquito
Os Agentes de Combate a Endemias da Prefeitura de Ipatinga vistoriaram 4.244 imóveis. Alguns bairros tem índices considerados em situação de surto, como: Esperança e Ideal (5,3%), seguidos de Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro e Novo Cruzeiro (4,4%), Veneza, Bom Jardim, Ferroviário e Horto (4,3%). Em situação de alerta estão os bairros Cidade Nobre e Iguaçu (3,6%); Caravelas e Jardim Panorama (3,5%); Granjas Vagalume e Bethânia (2,5%); Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Chácaras Oliveira e Barra Alegre (2,1%). O bairro Canaã apontou índice satisfatório de 0,9%.
Ações de combate
A Prefeitura informou que nesta sexta-feira (18), agentes de combate às endemias darão início a ações contra os focos do mosquito Aedes Aegypti nas áreas que apresentaram maiores índices de infestação (Esperança e Ideal). Os profissionais vão visitar imóveis para realizar aplicação do larvicida, e bomba costal para eliminação do mosquito.
Já na próxima semana, o Departamento de Vigilância em Saúde realiza uma série de ações, como blitzes de conscientização em pontos estratégicos e reuniões com as associações de moradores dos bairros que apresentam índices mais preocupantes. Na próxima quinta-feira (24), serão realizadas blitzes de 16h30 às 18h30 no Trevo do Posto GT, na Praça e Sinal do bairro Vila Celeste, no semáforo entre os bairros Esperança e Cidade Nobre, no sinal da Praça da Guialto com avenida Brasil, no bairro Iguaçu, rotatória do bairro Bom Retiro, Praça Central do bairro Limoeiro, Praça Principal do bairro Bom Jardim e a Praça da Sankyo, no bairro Cidade Nobre.
Dos dias 28 de janeiro a 1º de fevereiro, as equipes estarão nos Bairros Veneza I e II, Parque das Águas e Planalto. Já entre os dias 4 a 8 de fevereiro, as ações contra o mosquito serão nos bairros Vila Celeste, Vale do Sol e Forquilha. O mutirão de controle em todas as áreas está marcado sempre para às 9h.