Prefeitura de Ipatinga alerta para surto de doença infecciosa que atinge gatos e pode ser transmitida aos humanos
Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, de janeiro a novembro de 2018, o Centro de Controle de Zoonoses recebeu 200 gatos com a esporotricose.
A Secretaria de Saúde de Ipatinga emitiu um alerta nesta quinta-feira (17) para surto de esporotricose, um tipo de micose infecciosa que provoca graves lesões, causada por um fungo. A doença atinge animais, principalmente gatos, e pode ser transmitida para os seres humanos.
Para os tutores de gatos a atenção tem que ser redobrada, já que a doença não possui sintomas específicos para identificar se o animal está infectado. A recomendação é ficar em alerta aos primeiros sinais de feridas que o pet apresentar, para caso seja diagnosticado, a doença possa ser tratada. “Se o gato apresentar qualquer ferida, por menor que seja, ele tem que ir para o veterinário para fazer os exames. Aí pode ser primeiro o exame clínico ou laboratorial para confirmar se é a doença. Como a gente está hoje em uma área com surto, qualquer ferida em gato, a primeira suspeita é esporotricose”.