Bebê de nove meses se engasga com enfeite de Natal e é hospitalizado em Caratinga
Criança foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros que retirou o objeto que atrapalhava a respiração; bebê foi encaminhado para o hospital, que não informou o estado de saúde dele.
Uma criança de nove meses teve que ser socorrida após ficar engasgada com um enfeite de Natal na manhã desta segunda-feira (14) em Caratinga. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o bebê estava com a respiração prejudicada devido a uma bola de enfeite de árvore de Natal presa na garganta.
A mãe da criança conseguiu retirar parcialmente o objeto; na manobra o enfeite se quebrou. Durante o resgate, os bombeiros conseguiram fazer a retirada total do enfeite e encaminharam a criança, estável e respirando, para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.
O G1 entrou em contato com a unidade de saúde para atualizar o estado de saúde do bebê, mas o hospital afirmou que não divulgará boletim médico relacionado ao caso.
Como agir em casos de engasgamento
De acordo com os bombeiros, em caso de uma criança se engasgar o procedimento a ser realizado até a chegada do resgate é virar a vítima de bruços; a cabeça da criança deve estar abaixo do nível do corpo. Um adulto deve desferir tapas entre as escápulas para que o objeto se desprenda do local em que está ocorrendo o engasgamento e chegue até a boca, para que seja retirado via oral.
Quem for desferir os tapas, sobretudo em casos de bebês, deve estar atento à força aplicada, para que seja suficiente para a locomoção do objeto, mas para não causar outro tipo de lesão na criança.